O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente a 18 de maio.

A celebração da data é feita desde o dia 18 de maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO).

Neste dia vários museus reabrem após o período de encerramento determinado pelo Plano de Contingência na resposta à pandemia Covid-19.

Para assinalar a data e o simbolismo da ocasião foi determinado pelo Despacho 22/GDG/2020 a gratuitidade de entrada  em todos os Museus, Palácios e Monumentos sob tutela da Direção-Geral do Património Cultural durante o dia 18 de maio de 2020.

A reabertura é acompanhada de um conjunto de regras e medidas que, de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde e recomendações da Direção-Geral do Património Cultural, visam salvaguardar a segurança de colaboradores e visitantes.

As novas normas de acesso incluem o uso obrigatório de máscara durante todo o percurso de visita e a manutenção da distância de segurança.

A gestão da admissão e circulação de visitantes será realizada de forma a garantir a lotação recomendada nos diferentes espaços.

As iniciativas do Dia Internacional dos Museus em Portugal são divulgadas por volta deste dia no site Património Cultural.

E pode visitar um museu  sem sair de casa.
Isso é possível, com apenas um clic, neste sítio:



Google Arts & Culture, anteriormente chamado Google Art Project, é um sítio disponibilizado pela Google,  em colaboração com museus espalhados por diversos países. 
Este sítio, recorrendo à tecnologia do Street Viewer, possibilita visitas virtuais gratuitas a algumas das maiores galerias de arte do mundo!

E ainda aqui: 

VISITAS GUIADAS - MUSEUS, MONUMENTOS E OUTROS LOCAIS


0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top