Notícia do Plano Nacional de Leitura
Ainda usamos estas palavras?
Pensar a língua

Foi lançado, entre 23 e 30 de abril, um inquérito online público sobre um conjunto de palavras da língua portuguesa com baixa frequência de uso, para tentar verificar, junto de respondentes de várias idades e de vários pontos do país, o seu grau de utilização. Os resultados do inquérito Ainda usamos estas palavras? são divulgados hoje, em comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa.

O inquérito teve uma adesão significativa, tendo sido submetidas 2026 respostas. Agradecemos a todos os que participaram, em especial aos alunos e aos professores de muitos agrupamentos de escolas, pois deram um importante contributo para uma reflexão sobre a questão da Mudança Linguística.

Esta experiência revelou resultados muito interessantes, de que aqui se dá um breve apontamento, e sugere que um estudo mais alargado e aprofundado poderia ser, por um lado, um contributo de peso para a avaliação do papel da leitura no conhecimento lexical e da língua em geral e, por outro, um ótimo indicador da “Mudança linguística” no Português Europeu.

 

Inquérito “Ainda Usamos Est... by Plano Nacional de Leitura 2027 on Scribd

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top