Quem diria que meia hora de leitura diária significa mais anos de vida. É a conclusão de um estudo realizado por investigadores do Laboratório de Epidemiologia e Saúde Pública da Universidade de Yale, nos Estados Unidos da América.

Depois de se reunirem dados sobre os hábitos de leitura de mais de 3500 pessoas acima dos 50 anos, constatou-se que nos 12 anos seguintes a taxa de mortalidade dos leitores assíduos foi 20% inferior à de quem não era tão dedicado aos livros. E a esperança média de vida dos primeiros revelou-se 23 meses superior à dos segundos.

«As pessoas que reportaram uns meros 30 minutos de leitura diários de um livro tiveram uma significativa vantagem de longevidade em relação aos que não liam», sublinha Becca R. Levy, professora de epidemiologia em Yale, em declarações ao The New York Times.

Publicado no jornal Social Science and Medicine, em 2016, o estudo levou em conta fatores como a idade, género, raça, educação, condição económica ou doenças para sugerir que «os benefícios de ler livros incluem uma vida mais longa para os poder ler».

Leia aqui a notícia completa que, embora tenha sido publicada em 2016, se mantém atual para quem quer viver mais anos.

Notícia retirada daqui.

E por falar em ler, estes dois livros foram lançados recentemente.


Lugares e Palavras de Natal - Volume VII


de João Carlos Brito e Maria Eugénia Ponte 



Os melhores contos e poemas de Natal, numa seleção cuidada, num livro já de referência, que integra a visão natalícia de mais de 80 autores de toda a lusofonia.

Autores arouquenses:

Isabel Gonçalves | Docente e Professora Bibliotecária
Maria de Lurdes Duarte | Docente
Rosa Sousa | Docente
Beatriz Costa | Aluna 
Mafalda Ferreira | Aluna
Rodrigo Duarte | Aluno
Simão Duarte | Aluno

Disponível para requisitar na BE da ESA



Como um grão de areia
de Maria de Lurdes Duarte





"Como um grão de areia" é o nome do livro de poesia. Da autoria da professora Maria de Lurdes Duarte, residente na freguesia de Alvarenga, a obra aborda a procura do sentido e da essência da vida numa perspectiva humana e simultaneamente espiritual. Em 45 poemas, a autora compara a existência do Homem a uma caminhada e a uma ascese onde a humanidade, a natureza e o divino se comungam.









E que tal começar a fazer um registo das suas leituras?


Já conhece o site do Acordo Fotográfico

Aqui, a sua autora Sandra Barão Nobre, faz uma homenagem ao ato de ler. 
Lançado em dezembro de 2011, o Acordo Fotográfico é um site sobre pessoas, livros e fotografias. As imagens são indissociáveis dos textos que as acompanham. Juntos, fotografias e textos, formam um bloco, uma unidade. As fotografias registam o momento; as palavras contextualizam as imagens e fornecem uma narrativa: quem é o leitor, o que lê, onde e porquê.


Vive mais anos. Lê! 




0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top