O book trailer é um pequeno vídeo sobre um livro, que tem como objetivo a sua promoção/apresentação junto do leitor.

Pode tratar-se de um vídeo simples (algumas imagens, texto e música) ou de um mais complexo e incluir a dramatização de algumas cenas do livro. 

A realização de vídeos relacionados com a promoção da leitura, embora não sendo ainda uma prática muito comum, tem sido incentivada por instituições ou programas que trabalham nesta área, tanto internacional como nacionalmente.

Existem várias ferramentas que permitem a realização de pequenos vídeos (não profissionais) sem que seja necessário ter grandes conhecimentos de informática. É o caso do Windows Movie Maker, um software da Microsoft que permite a realização de pequenos filmes 
a) com câmaras de vídeo, 
b) com máquinas fotográficas digitais ou 
c) através da combinação de imagens estáticas com música e efeitos de animação.
Aqui encontra um tutorial que ajuda a fazer um pequeno vídeo e um exemplo de book trailer realizado no Agrupamento de Escolas de Arouca:


Antes de construir o book trailer, é necessário fazer uma breve planificação: pensar nos objetivos que se pretendem atingir, no público a quem se dirige o trailer e nos recursos necessários. Depois, cada projeto depende da imaginação de cada um. 

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top