O Bicho-da-Seda é o título do novo policial assinado por Robert Galbraith
Desta vez o policial não começa com impacto como acontecia no primeiro e anterior romance de J.K. Rowling escrito sob o pseudónimo de Robert Galbraith. Aliás, em 480 páginas a escritora pouco adianta até à página 37, tal como pouco espanta até à 67, só matando a primeira personagem na página 140. Mas quem chegar até à 129 já não consegue parar, porque a receita de como prender o leitor foi seguida nos mínimos pormenores e só resta ver se o Bombyx mori - bicho-da-seda em latim - sairá do casulo para se transformar em borboleta. Ou seja, quem é o autor do crime hediondo que matou um escritor também ele hediondo.
Desta vez, J.K. Rowling aprofunda o registo e estabiliza com O Bicho-da-Seda a nova saga num estilo que parece ser o desejado para ter uma voz diferente. Que bem se notará em certas partes por via de uma série de trocadilhos habitualmente não presentes na sua escrita. Que, sem desfazer qualquer um dos traços que sempre nortearão o ilustre policial na linha dos grandes clássicos do crime ingleses, impõe o registo estilístico definitivo ao seu pseudónimo. Entre as novas características deste Cormoran Strike está uma que é inesperada, a de circular pelas páginas muita da ordinarice própria do linguajar das classes mais "baixas" dos cidadãos daquela ilha. Como se quisesse esconjurar os tempos bem-comportados da sua mais famosa saga, ou, quem sabe, recordar os tempos em que viveu na cidade do Porto e terá ouvido palavrões amiúde, J.K. Rowling inscreve abundantemente jogos de palavras em torno dos testículos, ainda mais frequentemente escreve "cabrão" para adjetivar atitudes, fala de roupas imundas e de uma vida cheia de ação. Estes são alguns dos exemplos de várias preciosidades de calão que lemos nesta enciclopédia criminal. Curiosamente, tal como Dan Brown tinha feito no seu romance florentino, Inferno, também Rowling dá uma alfinetada nas fantasias eróticas da trilogia 50 Sombras de Grey, de E.L. James...
Quanto ao argumento de O Bicho-da-Seda, pode dizer-se que faz pensar numa situação autobiográfica da autora. Porque tudo se passa numa agência literária que representa um autor, Owen Quine, que comete o deslize de revelar o conteúdo do seu novo romance antes de o poder fazer. Nada que não tenha acontecido a J.K. Rowling, quando assumiu o pseudónimo Robert Galbraith, e também foi uma inconfidência que contou ao mundo que era a escritora quem estava por trás da autoria deste policial. Afinal, este romance é a história de um escritor que se esconde mas de quem ninguém quer saber o que faz ou por onde anda. O que não é o caso de J.K. Rowling, mesmo que renasça sob o pseudónimo de Robert Galbraith.
TÍTULO: O Bicho-da-Seda
AUTOR: Robert Galbraith (J.K. Rowling)

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top