kids-reading-3


Já todos sabíamos que ler faz bem à saúde. Ler, seja lá o que for, o jornal, uma revista, um blogue ou um livro, estimula as ligações no cérebro. Mas agora a ciência diz-nos que ler histórias de ficção traz ainda outros benefícios – torna-nos mais empáticos, ou seja, mais conscientes dos sentimentos das outras pessoas.
Num estudo realizado em 2013 pela Universidade de Emory, em que se examinaram os cérebros de leitores de ficção, concluiu-se que estes mostravam mais atividade do que os cérebros daqueles que não liam. Mais concretamente o córtex temporal esquerdo, a parte do cérebro responsável pela compreensão da linguagem, apresentava maior conectividade. Os investigadores descobriram também que estimulava uma parte do cérebro, na região central, que faz com que consigamos «sentir na pele» quando nos imaginamos a fazer uma jogada de futebol, por exemplo. Neste caso, o leitor consegue «colocar-se na pele das personagens» e sentir a suas emoções.
Deste modo, os leitores de ficção podem ser amigos melhores, pois têm mais tendência a ter consciência das emoções dos outros e sentir empatia.
Um outro estudo, realizado por dois psicólogos, aprofundou ainda mais esta questão, estabelecendo uma diferença entre a leitura de ficção literária e de literatura popular.
Encontre mais informações sobre estes estudos e as suas conclusões neste artigo.
O melhor é começar a estabelecer na criança hábitos de leitura, bons hábitos de leitura, logo quando ainda é pequena. Pelo menos assim sabemos que terá todas as possibilidades de vir a tornar-se um adulto melhor.
|notícia retirada daqui|

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top