Têm entre 13 e 21 anos, e vêm em representação das suas escolas ou em regime «free-lancer». No Arouca Geopark procuram motivos de reportagem, na área do ambiente. Durante os dias 16 e 17 de novembro, cerca de uma centena de «Jovens Repórteres do Ambiente» serão orientados por jornalistas e monitores, por várias visitas ao território, em busca das melhores reportagens ambientais. Este seminário assinala, ao mesmo tempo, o Dia da UNESCO (16 de novembro), num território classificado pelas Redes Europeia e Global de Geoparks, sob os auspícios daquele organismo. A inscrição pode ser feita aqui até 5 de novembro, e é gratuita.

A iniciativa «Jovens Repórteres do Ambiente» é promovida pela Associação Bandeira Azul (Secção Portuguesa da Fundação de Educação Ambiental), desde 1994. Trata-se de uma ação de âmbito internacional, que envolve alunos e professores de 27 países, através da rede «Young Reporters for the Environment».

Os jovens repórteres investigam e interpretam, com critério jornalístico, as mais diversas questões ambientais e/ou relacionadas com a sustentabilidade, com recurso a várias tecnologias. Temas como a agricultura, os espaços urbanos, a água, a energia, os resíduos, a biodiversidade, a floresta e o impacto das alterações climáticas estarão na mente, na objetiva fotográfica e nos registos de vídeo destes jovens jornalistas, que, nas várias saídas de campo orientadas, a 16 e 17 de novembro, ficarão a conhecer melhor os recursos e as dinâmicas do Arouca Geopark.

Informações/inscrições: [aqui]
Email: jra@abae.pt

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top