O concurso “Escrever é Viver”, promovido pelo Instituto Multimédia, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, chega em 2026 à sua 6.ª edição, voltando a desafiar os jovens do 3.º ciclo do Ensino Básico a escrever e a refletir sobre temas de grande relevância social. 

O tema escolhido para esta edição é “Cidadania”, um conceito central na vida em sociedade e cada vez mais relevante num mundo diverso e interligado. Ser cidadão implica direitos, deveres e uma participação ativa na construção do bem comum. Num contexto marcado pela pluralidade de culturas, realidades sociais e diferentes formas de pensar, a cidadania deixa de ser um conceito fechado para se tornar algo vivo, dinâmico e em permanente reconstrução.

Que cidadãos somos? Que cidadãos queremos ser? Qual o nosso papel no coletivo? E como se materializa, no quotidiano, a responsabilidade de pertencer a uma comunidade? Estas questões, e muitas outras, abrem caminho a reflexões profundas, críticas e criativas, que os alunos são convidados a explorar nos textos que apresentarem a concurso.

Objetivos

Este concurso de escrita tem como objetivos centrais:

  • Estimular o gosto pela escrita;
  • Desenvolver o olhar analítico e o espírito crítico dos jovens;
  • Incentivar a expressão de sentimentos e opiniões;
  • Valorizar a criatividade.

Quem pode participar
O concurso está aberto a estudantes do 3.º ciclo, com idades entre 12 e 16 anos,
das regiões Norte e Centro do país.
A participação pode ser individual ou em pares, não havendo limite para o número de textos submetidos, por participante.
A inscrição é obrigatória através de ficha própria disponível aqui.

Prazos e envio dos trabalhos
Os textos devem ser enviados para concursos@imultimedia.pt até ao dia 16 de janeiro de 2026, às 23h59, acompanhados da respetiva ficha de inscrição.
Os resultados serão divulgados em março de 2026.

Estas e outras informações poderão ser consultadas no respetivo regulamento do concurso. 

Retirado do blogue RBE.

Next
This is the most recent post.
Previous
Mensagem antiga

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top