De 17 a 24 de novembro, o Arouca Geopark promove a II Semana da Floresta Autóctone, uma iniciativa dedicada à valorização e proteção das florestas nativas do território arouquense.
Ao longo destes dias, escolas, famílias e comunidade são convidadas a participar em diversas atividades de sensibilização ambiental, experiências científicas e momentos de contacto direto com a natureza. Estas ações pretendem evidenciar a importância das florestas autóctones na qualidade da água, do solo e do ar, bem como no equilíbrio da biodiversidade.
Entre as atividades abertas ao público destacam-se:
-
Estudo de Cogumelos, com o Grupo Micológico do Arouca Geopark;
-
Caminhada interpretada “Gigantes Verdes”;
-
Itinerário “Das Abóboras à Boroa Doce”;
-
Sessão online “Ciência Cidadã nos Geoparques Portugueses”.
A iniciativa é organizada pela AGA – Associação Geoparque Arouca, com o apoio do Município de Arouca, do Agrupamento de Escolas de Arouca e do seu Clube de Ciência Viva, da Associação Florestal de Entre Douro e Vouga, do Agrupamento de Escolas de Escariz, dos Geoparques UNESCO – Portugal, do Arouca Agrícola e da Boroas & Companhia. A ação contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4, 11, 15 e 17.
Programa completo em https://shre.ink/oHo0
E ainda,
Exposição na Biblioteca da EBA
A exposição “À descoberta da Floresta Autóctone do Arouca Geopark” está patente na biblioteca da EBA, de 17 a 25 de novembro. Composta por fotografias da flora e fauna do território de Arouca, é um trabalho dos fotógrafos Armindo Ferreira, Avelino Vieira e João Cosme, cedido gentilmente pela Associação Geoparque Arouca.
Divulgamos este recurso como apoio ao desenvolvimento curricular.
Exposição na ESA | EcoEscolas
No átrio da BE da ESA, está igualmente disponível uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos, no âmbito da temática da floresta autóctone.
Visita e descobre!
Estas mostras constituem uma excelente oportunidade para conhecer melhor a riqueza natural do Arouca Geopark, apreciar o olhar atento dos fotógrafos sobre a flora e a fauna autóctones e valorizar o trabalho realizado pelos nossos alunos.
A tua visita faz a diferença: vem aprender, explorar e deixar-te inspirar pela floresta que é nossa!




0 comentários:
Enviar um comentário