Entrou em vigor uma das principais medidas do Plano de Ação para a Comunicação Social: a partir de agora, todos os jovens residentes em Portugal, com idades entre os 15 e os 18 anos, podem subscrever gratuitamente uma publicação periódica digital.
A subscrição é feita online e abrange jornais e revistas generalistas nacionais, bem como publicações especializadas em economia. Entre os títulos disponíveis encontram-se:
- Correio da Manhã
- Diário de Notícias
- ECO – Economia Online
- Expresso
- Jornal de Notícias
- Jornal Económico
- Observador
- Público
- Sábado
- Vida Económica
- Visão
O prazo limite para aderir à oferta é 31 de dezembro de 2025. Segundo o Governo, a assinatura digital tem validade de dois anos e o valor da subscrição - 20 euros - é totalmente suportado pelo Estado.
Esta iniciativa insere-se no Programa de Ofertas de Assinaturas Digitais, previsto no Decreto-Lei n.º 42/2025, e visa promover a literacia mediática e combater a desinformação entre os jovens, permitindo-lhes o acesso livre e responsável à informação. O investimento estimado para este programa é de 5,9 milhões de euros, de acordo com o Governo, citado pela Agência Lusa.
A medida faz parte de um conjunto de 30 ações do Plano de Ação para a Comunicação Social, que tem como objetivos reforçar a sustentabilidade, pluralidade e independência dos media em Portugal, promovendo um ecossistema mediático mais robusto, transparente e plural.
Processo de subscrição
A subscrição gratuita das assinaturas digitais para jovens entre os 15 e os 18 anos é feita online, através do Portal do Governo, em gov.pt. Para aderir, é necessário autenticar-se com o Cartão de Cidadão ou com a Chave Móvel Digital, que pode ser ativada na aplicação gov.pt ou num Espaço Cidadão.
Durante o processo, o jovem deve preencher um formulário com os seus dados (número de identificação civil ou NIF, data de nascimento, distrito e concelho de residência, e-mail) e escolher a publicação que pretende subscrever. Após a submissão do pedido, receberá um e-mail com as instruções e os códigos de ativação para concluir o processo.
Retirado daqui.
0 comentários:
Enviar um comentário