O concurso “Escrever é Viver”, vai já na sua 5.ª edição. É promovido pelo Instituto Multimédia, integrando a Rede de Bibliotecas Escolares, o júri deste concurso.
“Diversidade e Inclusão” é o tema escolhido para a edição do presente ano letivo.
A diversidade e a inclusão servem para humanizar o mundo e mostram ser pilares essenciais para construir uma sociedade mais justa e equilibrada, onde as diferenças, sejam elas culturais, sociais ou individuais, são valorizadas e respeitadas. Promover a inclusão significa garantir igualdade de oportunidades para todos, reconhecendo que a pluralidade enriquece as nossas vidas e fortalece as comunidades.
“Se, como disse Camões, demos novos mundo ao mundo, hoje acolhemos muitos mundos no nosso mundo…”.
Este concurso desafia os alunos a refletirem sobre estas temáticas, celebrando a diversidade e o poder da inclusão para transformar o mundo.
Um concurso direcionado ao 3.º ciclo do ensino básico das regiões Norte e Centro do país e que tem como objetivos principais, os seguintes:
- Mobilizar para a produção de textos poéticos ou em prosa;
- Estimular o gosto pela escrita;
- Ativar o olhar analítico e o espírito crítico dos jovens;
- Motivar os jovens para a expressão dos seus sentimentos;
- Valorizar a criatividade.
Os alunos podem participar individualmente ou a pares (dois elementos apenas), com acompanhamento por parte de cada biblioteca escolar participante.
Os trabalhos deverão ser remetidos até ao dia 31 de janeiro de 2025 para o e-mail concursos@imultimédia.pt .
Estas e outras informações encontram-se no respetivo regulamento do concurso. De notar que a participação requer o preenchimento obrigatório de uma ficha de inscrição que pode ser acedida aqui.
0 comentários:
Enviar um comentário