O Dia Mundial da Água, no dia 22 de março, foi comemorado pelas Bibliotecas Escolares e salas do Pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos, em especial, com a valorização, reconhecimento e divulgação dos trabalhos dos nossos alunos e professores.

Neste dia, na Biblioteca Escolar da Escola Básica de Arouca (EBA), foi apresentada a obra Histórias da Ajudaris´22 com os textos coletivos de turmas e escolas do Agrupamento de Escolas de Arouca, sobre esta temática.

Contamos com a presença da Presidente da Associação Ajudaris, a Dr.ª Rosa Vilas Boas, e a ilustradora, Loren Bergantini (ilustradora do texto da escola do Burgo), que se juntou a nós, no formato online, a partir do Brasil, e que enriqueceu o encontro, respondendo a várias perguntas dos alunos e dando a conhecer algumas experiências e técnicas usadas na ilustração.



A sessão foi transmitida através do Google Meet para todas as escolas do AE de Arouca.

Presencialmente, estiveram alguns alunos do 5.ºA, 5.ºC, 5.ºF (antigo 4.ºA RO, professora Cândida), a turma do 6.ºA (antigo 5.ºA, professora Matilde Pinto), a turma do 1.ºA AR da EB1 de Arouca, com a professora Dorinda, e um aluno representante de cada Escola participante (Alvarenga, Boavista e Burgo) e que se encontra, atualmente no 5.º ano, na EBA.

Um dos textos foi transformado em canção (“Gota a gota” daEB1 de Arouca), podendo ouvir-se aqui, e outro em rádio teatro (Um planeta nascido da água” – EB de Alvarenga), disponível aqui.

O projeto das Histórias da Ajudaris conta com a colaboração de voluntários, em vários continentes, tendo como objetivos principais o incentivo à leitura, à escrita, à arte e à solidariedade social, ajudando os que mais precisam.

Além disso, possibilitamos a partilha interciclos, do 1.º para o 2.ºciclo (“projeto “Vou para a escola”), articulação com vários projetos de Agrupamento no âmbito do plano 21|27, nomeadamente o PEEA e PNA/PNC .

No final da sessão, os co-autores presentes receberam os certificados de participação e deram autógrafos.

Parabéns a todos os colaboradores deste projeto solidário!

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top