A 4 de janeiro está assinalado no calendário o Dia Mundial do Braille, mas por motivos de interrupção letiva esta data foi comemorada a 13 de janeiro, na Escola Básica de Arouca (EBA), com algumas  atividades e um desafio.


No átrio da EBA foi apresentado um vídeo com o alfabeto Braille e disponibilizado um dossiê com os caracteres imprimidos na biblioteca.


Na Biblioteca foi também preparada uma Exposição alusiva ao Braille, com os materiais usados pela aluna cega, Ema Pinho, tais como: máquina de Braille, máquina de relevo, máquina de impressão em Braille, Cubaritmo, Estojo de desenho, manuais escolares em Braille, livros em Braille, entre outros.



Todas as turmas foram desafiadas para participarem num desafio - Decifrar uma frase escrita em Braille  “O pior cego é aquele que não quer ler.”


Esta atividade foi planeada, divulgada e desenvolvida em conjunto pela Equipa de Educação Especial, Biblioteca Escolar e Clubes de Arte e Cinema (PNA/PNC).


Participaram 45 alunos, 3 professores e 2 Assistentes Operacionais.

Foram entregues lembranças aos alunos, professores e Assistentes Operacionais que responderam corretamente ao desafio.

 

Alunos:

Beatriz Soares – 6ºD

Mara Soares -5ºA

Luana Brandão – 6ºD

Joana Teixeira – 6ºD

Francisco Barbosa – 6ºD

Gabriela Silva - 5ºD

Lúcia Helena – 5ºA

Diogo Teixeira – 6ºD

Gonçalo Teixeira – 6ºD

Lucas Almeida - 6ºD

 

Professores

Lígia Figueiredo

Olindina Miler

 

Assistentes Operacionais

Cecília Pereira

Luísa Alves

 

Foram também identificados alguns espaços da escola com a informação em Braille (ex.: biblioteca, papelaria, cantina, bufete, casa de banho...), que contribuirão para uma melhor orientação da aluna cega.

Assinalar esta data, na EBA, foi muito importante pois permitiu alertar e valorizar para a importância do Braille para os cegos e compreender como é que a nossa aluna cega “vê” o mundo.

Foi uma atividade muito enriquecedora para a Comunidade Escolar.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top