A Maratona de Cartas da Amnistia Internacional Portugal, foi uma atividade integrada em Educação para a Cidadania que teve uma grande adesão por parte da comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Arouca (AEA).

Os alunos do Curso Profissional Técnico de Informação e Animação Turística, do 11.º ano, da turma F, do AEA, em colaboração com a Biblioteca Escolar, dinamizaram aquele que é considerado o maior evento de ativismo da Amnistia Internacional que decorre todos os anos: a Maratona de Cartas. Esta atividade realizou-se no dia 13 de janeiro, na Escola Secundária de Arouca e teve como objetivo primordial sensibilizar a comunidade escolar para um conjunto de casos em que os direitos e a liberdade do ser humano foram coartados sem justificação moral, ética ou legal.

Este ano a Amnistia Internacional ajudou seis casos: El Hiblu 3, de Malta; Germain Rukuki do Burundi; Jani Silva, da Colômbia; Melike Balkan e Ozgur Gur do Grupo de Solidariedade LGBTI, da Turquia; Nassima al-Sada, da Arábia Saudita e Paing Phyo Min, de Myanmar.

Com esta iniciativa, o 11.º F teve a oportunidade de conhecer, e consciencializar o outro, de que este mundo é um espaço de partilha e de respeito. Depende de todos nós tornar a nossa vivência num espaço de cooperação e interajuda!

Um pequeno gesto pode mudar a vida do outro, e desta singela, mas sentida forma, demonstraram que se preocupam com as necessidades e apelos do outro; as pessoas não podem ser condenadas por praticarem o bem, por terem ajudado o próximo.

A expressão, a autonomia, a liberdade, a igualdade,… são direitos inalienáveis do ser humano!

 

Beatriz Oliveira, nº 4, 11ºF

Jacinta Coelho, nº8, 11ºF

Maria Coelho, nº 14, 11ºF
















0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top