As Bibliotecas Escolares, em parceria com o Clube FUN & RELAX e PES, apostam na meditação como um caminho para a saúde e o bem-estar.



No âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE) - outubrocom o tema Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar, as Bibliotecas Escolares, em parceria com o Clube FUN & RELAX e o PES, promoveram duas atividades que funcionaram também como arranque do projeto: “Procura dentro de ti – Meditação para todos”.


No dia 20 de outubro, realizou-se um encontro com educadoras e professoras do 1.º CEB, com o intuito de sensibilizar para a importância reconhecida da meditação e usufruir de um momento meditativo. Foi um espaço de partilha muito enriquecedor para todos os envolvidos.


No dia 4 de novembro, para assinalar o Dia de Consciencialização do Stress, decorreu na Escola Básica de Arouca, uma sessão com as turmas 5.ºA e 5.ºH, orientada pela instrutora de Yoga, Estela Bastos. Um evento que, inicialmente, estava previsto ser presencial, mas devido à situação pandémica, aconteceu online. Ainda assim, teve muita recetividade por parte dos alunos, constituindo-se como um momento de reflexão e de experimentação de algumas técnicas simples de respiração.

Começou desta forma um projeto que se espera contribuir para o bem-estar emocional, físico, espiritual, intelectual e social da comunidade educativa em geral, e dos alunos em especial.







Dentro em breve, serão disponibilizadas mensalmente propostas para a sala de aula: técnicas de respiração consciente, imaginação guiada, regulação emocional, aceitação e empatia, foco (mindfulness); dicas/exercícios para professores, alunos, encarregados de educação e pessoal não docente trabalharem a meditação em casa; sugestão de livros/ sites/ blogues/ outros; assim como, outras sessões, para alunos e professores.


1 comentários:

 
Top