"As bibliotecas só aparentemente são casas sossegadas. ... Porque elas são como festas ou batalhas contínuas e soam canções ou trombetas a cada instante. E há invariavelmente quem discuta com fervor o futuro, quem exija o futuro e seja destemido, merecedor da nossa confiança e da nossa fé." (Valter Hugo Mãe)


O Dia Mundial das Bibliotecas celebra-se a 1 de julho.

Este dia visa enaltecer a importância da leitura na educação e formação das pessoas. O Manifesto da UNESCO Sobre Bibliotecas Públicas refere-se à biblioteca pública como uma porta de acesso local ao conhecimento fulcral para o desenvolvimento cultural do indivíduo e dos grupos sociais.

Em vários países do mundo realizam-se atividades que promovem a leitura na população e o desenvolvimento cultural. Entre estas iniciativas destacam-se as bibliotecas itinerantes, móveis, que possibilitam o livre acesso a livros, revistas e jornais em locais públicos, as sessões de leituras e os encontros de autores e leitores.

O Dia Mundial das Bibliotecas é o dia ideal para ver a série documental "Onde os Livros são o Mundo", de cinco episódios sobre bibliotecas itinerantes que estreou no dia 16 de junho, na RTP2. 

Este programa leva-nos à descoberta do mundo através de bibliotecas itinerantes cheias de originalidade e de bibliotecários entusiasmados com a leitura. São eles que levam livros a todos os lugares, a zonas remotas, onde vivem pessoas que gostam de ler. De bicicleta, navio ou camião do lixo, fazem chegar livros às crianças. 

Venham conhecer o quotidiano de leitores na Índia, Itália, Caraíbas, Colômbia e Estados Unidos. Todas as terças feiras, pelas 23h40, na RTP2. 

(Ver aqui.)

Notícia adaptada daqui e daqui.


0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top