Os desafios do ALEA são problemas do dia a dia, baseados em notícias publicadas em órgãos de comunicação social, e destinam-se a alunos do Ensino Básico (questões de Nivel I) e Secundário (questões de Nível II).  
A Eunice, do ensino básico, respondeu corretamente ao problema proposto e ganhou!
O diploma e o prémio já foram enviados, por correio postal, para a Escola e entregues à Eunice.
No final do ano letivo, será realizado um sorteio entre os alunos que responderam corretamente aos desafios propostos, para atribuição de um prémio especial!
***
Os problemas deste desafio (Desafio 50) baseiam-se numa notícia publicada no jornal Público de 23 de fevereiro de 2019.
Esta notícia apresenta informação relativa ao estudo EU Kids Online que analisa hábitos de crianças e jovens, dos 9 aos 17 anos, na Internet e nas redes sociais. O estudo parte de um inquérito feito a 1974 crianças e jovens portugueses — metade rapazes e metade raparigas, sendo que a faixa dos 13 aos 17 representa 62% dos inquiridos. O estudo integra um projeto europeu que abrange três dezenas de países que fazem análises semelhantes. Em Portugal, o inquérito foi realizado por uma equipa da Universidade Nova de Lisboa. Saber mais aqui.
***
O ALEA – Ação Local Estatística Aplicada – foi criado precisamente com o propósito de proporcionar instrumentos relacionados com o ensino, a aprendizagem e, por consequência, a compreensão e a utilização da Estatística, destinados essencialmente a docentes e alunos dos ensinos básico e secundário, mas dos quais também podem beneficiar outros públicos.
É, pois, por excelência, um instrumento para o incremento da Literacia Estatística em diversos contextos, que contribui para a Sociedade da Informação, com todos os benefícios daí decorrentes na Formação para a Cidadania.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top