Ao longo deste ano letivo, a turma do Jardim-de-Infância da sala 2 da EB1/JI de Rossas explorou e brincou vários saberes ligados à poesia, à ciência, à música e à arte, através da realização de atividades lúdicas.


Assim, com o objetivo de registar as ideias prévias das crianças e explorar as primeiras questões sobre os seus saberes ligados à ciência e à poesia, foi explorada a obra A menina gotinha de água, de Papiniano Carlos. Foram analisados e explorados alguns fenómenos naturais, como é o caso do Ciclo da água. As crianças declamaram poesias, criaram uma mascote de uma gotinha de água, que chamaram Plim, desenharam e ilustraram as várias etapas do ciclo da água.




Seguiu-se a exploração das obras “És tu primavera, de Cliff Wright,  e o Pássaro de Alma, de Michal Snunit, que permitiu refletir sobre as suas emoções e sentimentos, explorar as estações do ano e fazer experiências com água. 

Para ajudar a explorar os sentimentos e emoções, as crianças ouviram a música de Vivaldi “As 4 estaçõesdepois deambularam e dançaram pela sala, em função das estações que iam ouvindo, fazendo o jogo imaginário. Fizeram pinturas, partilharam ideias, sentimentos e emoções.

Este projeto também permitiu uma partilha de saberes entre as salas do Pré-Escolar. A turma do Pré-escolar da sala 2 da EB1/JI de Rossas (Educadora Elisete) escreveu uma carta  às crianças da sala do Pré-Escolar da EB1JI de Arouca (Educadora Graça) a contar o que fizeram no âmbito deste projeto. A carta foi gravada com o apoio da Biblioteca da Escola e encontra-se disponível para ser ouvida aqui

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top