Ao
longo deste ano letivo, a turma do Jardim-de-Infância da sala 2 da EB1/JI de
Rossas explorou e brincou vários saberes ligados à poesia, à ciência, à música
e à arte, através da realização de atividades lúdicas.
Assim,
com o objetivo de registar as ideias prévias das crianças e explorar as primeiras
questões sobre os seus saberes ligados à ciência e à poesia, foi explorada a
obra A menina gotinha de água, de
Papiniano Carlos. Foram analisados e explorados alguns fenómenos naturais, como
é o caso do Ciclo da água. As
crianças declamaram poesias, criaram uma mascote de uma gotinha de água, que
chamaram Plim, desenharam e
ilustraram as várias etapas do ciclo da água.
Seguiu-se
a exploração das obras “És tu primavera”,
de Cliff Wright, e o Pássaro
de Alma, de Michal Snunit, que permitiu refletir sobre as suas emoções e
sentimentos, explorar as estações do ano e fazer experiências com água.
Para ajudar a explorar os sentimentos e emoções, as crianças ouviram a música de Vivaldi “As 4 estações”, depois deambularam e dançaram pela sala, em função das estações que iam ouvindo, fazendo o jogo imaginário. Fizeram pinturas, partilharam ideias, sentimentos e emoções.
Para ajudar a explorar os sentimentos e emoções, as crianças ouviram a música de Vivaldi “As 4 estações”, depois deambularam e dançaram pela sala, em função das estações que iam ouvindo, fazendo o jogo imaginário. Fizeram pinturas, partilharam ideias, sentimentos e emoções.
Este
projeto também permitiu uma partilha de saberes entre as salas do Pré-Escolar. A
turma do Pré-escolar da sala 2 da EB1/JI de Rossas (Educadora Elisete) escreveu
uma carta às crianças da sala do Pré-Escolar da EB1JI de Arouca (Educadora
Graça) a contar o que fizeram no âmbito deste projeto. A carta foi gravada com o apoio da
Biblioteca da Escola e encontra-se disponível para ser ouvida aqui.
0 comentários:
Enviar um comentário