"Não me lembro do dia exacto, nem da hora exacta, mas lembro-me exactamente de como me senti.
Despertei. Peguei no telefone e digitei o número que pretendia. A chamada estava estabelecida. Estava prestes a receber notícias que ansiava receber há já alguns dias. Mas nem por um segundo equacionei a hipótese de serem tão negras como aquelas que recebi naquele dia. Cancro. Sim, tinha ouvido bem. Cancro."

Sobre cancro. É sobre esta doença que André Fernandes, natural de Lisboa  (n. 1991), fala neste livro. Tia Guida é um testemunho narrado na primeira pessoa sobre o último ano de vida de Margarida, a tia que ajudou a criar André, filho de pais separados. No Verão de 2011 foi diagnosticado à tia um tumor já em estado avançado. Os médicos prorrogaram-lhe três meses de existência, apenas. A dor de perder alguém que marcou positivamente o seu crescimento e adolescência inteiras antecipou-se na hora que soube do malogrado veredicto: "Achamos, de certa forma, que quem amamos nos pertence."

Quem o ouve falar pela primeira vez, certamente estranhará que da boca de uma pessoa tão jovem saiam palavras tão duras como “cancro”, “perda” e “morte”. Da mesma forma, também não seria de esperar ouvir termos como “amor”, “vida” e “aprendizagem”. No entanto, André Fernandes, um comunicador nato,  usa-as a todas com desenvoltura e com a naturalidade de quem já experienciou o que cada uma delas representa. Este convidou o público, também ele jovem, a conhecer um pouco da sua vida e da sua história. André não se coibiu de falar das coisas mais duras e difíceis que a sua tia viveu e ele com ela, de violência doméstica e de bullying na escola, mas falou de muitas outras coisas, coisas positivas como a coragem, a alegria, a partilha, o amor, a felicidade merecida de quem viveu, perdeu e aprendeu.

André Fernandes conseguiu captar a atenção dos nossos estudantes (5 turmas), falando-lhes de experiências comuns, apelando à responsabilização daquilo que acontece na vida de cada um, destacando a importância da escola na vida de cada um. Realçou a sua busca por um trabalho que o satisfizesse, a importância da escrita e da leitura no seu percurso e, sobretudo, o amor como força motriz do mundo e da nossa relação com os outros.

Tia Guida é um livro com uma mensagem positiva. Uma mensagem de amor. Por nós, pelos outros. Pela Vida.

Obrigada, André!

Os livros deste jovem autor encontram-se disponíveis na BE da ESA.


Para ter alguma noção mais concreta do tema e da forma como o aborda, aqui estão alguns links de entrevistas que André teve a oportunidade de dar e o link da página de Facebook do livro:
Tarde é Sua - https://www.youtube.com/watch?v=MjDmiOprrME
Você na TV - https://www.youtube.com/watch?v=BvdqG2UoxEA
Facebook Tia Guida - https://www.facebook.com/TiaGuida
Facebook Pessoal - https://www.facebook.com/amaispartilha/ 

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top