A liberdade
               
                Para mim, a liberdade é um direito que todos os humanos, animais e até as plantas devem ter.
                Sem liberdade predomina a tristeza, pois as pessoas não expressam a sua opinião, não podem fazer as coisas a seu gosto e à sua maneira e não podem ser felizes.
                 Eu sinto-me livre quando posso dar a minha opinião sobre qualquer assunto sem ser penalizada. Mas, quando sou obrigada a seguir a opinião dos outros e a fazer as coisas de acordo com outros gostos, não me sinto livre.
                Não me imagino a viver num país em que a liberdade é censurada. Bem, o meu país já passou por isso, muito antes de eu nascer.
                Estávamos em 1974, o país sofria com a falta de liberdade, vivia num regime de ditadura chamado: Estado Novo. Não se podia falar, ouvir ou ver algo sobre a liberdade. As mulheres não podiam usar calças. Havia escolas só para rapazes ou só para raparigas. Aos dezoito anos, os rapazes eram obrigados a ir para a guerra e as raparigas não podiam votar. Quem não cumprisse essas regras absurdas ia para a prisão onde era torturado ou até morto. Isso era injusto e todos o achavam, mas não o podiam dizer.
                Até que, na madrugada do dia 25 de abril desse mesmo ano, o MFA (Movimento das Forças Armadas) revoltou-se contra o governo com o objetivo de deitar o abaixo. Então, encorajados pelo povo e com as armas em punho, esses soldados foram pela Avenida da Liberdade até à Câmara lutar pela sua liberdade!
                Mas não dispararam. O que saía das armas eram cravos e não balas. Logo, o cravo tornou-se o símbolo da Liberdade!
               
                O governo rendeu-se.
                Foi um ato muito corajoso! Eu orgulho-me do meu país e de ser portuguesa!

                Viva a Liberdade!


Raquel Vasconcelos Pinho Ferreira
9 anos
4.º B ARC
Professora Paula Cunha
24/24/2017

|Texto elaborado pela aluna na sala de aula após visualização e exploração do vídeo postado na página do agrupamento.|

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top