O Carnaval 2017 acontece na terça-feira, dia 28 de fevereiro. Também conhecido como Entrudo, o Carnaval é uma festa pagã que se comemora em Portugal sempre a uma terça-feira47 dias antes do domingo de Páscoa.
Em Portugal, o Carnaval é um feriado facultativo, isto é, não é um feriado oficial, estando a sua aplicação a cargo dos municípios (para trabalhadores públicos) e das empresas (para trabalhadores do sector privado).

Tradições de Carnaval

São várias as tradições de Carnaval em Portugal. Muitas pessoas mascaram-se com fatos de Carnaval alusivos a uma determinada categoria profissional, personagem de cinema, desenhos animados ou até uma personalidade mediática.
As crianças também festejam o Carnaval com trajes coloridos e vestem os fatos no domingo e na terça-feira de Carnaval, em desfiles organizados pelas escolas e por associações de tempos livres.

Desfiles de Carnaval


Os desfiles de Carnaval são um dos pontos altos desta data festiva. Decorrem vários desfiles em diversas cidades de Portugal como Ovar, Estarreja, Torres Vedras, Loulé e Famalicão. Nos desfiles, por norma, é feita uma crítica social a diferentes níveis, desde o futebol, passando pela televisão pela política, recorrendo sempre ao sentido de humor para satirizar o estado do país.
O desfile também aconteceu na vila de Arouca sob o tema "Turismo Sustentável".

História do Carnaval

O Carnaval começou a ser festejado pelo povo grego em 600 a 520 a.C., como forma de agradecimento aos deuses pela boas colheitas do ano.
No ano 590 d.C, o Carnaval começou a ser festejado pela Igreja Católica. O período de Carnaval era apelidado como o "adeus à carne", marcando a véspera de um período de jejum e privações antes de se iniciar a quaresma. As populações festejavam e degustavam manjares para preparar o período de privações a começar no dia seguinte.
Hoje o Carnaval assume-se como uma festa onde reinam fantasias e disfarces, na qual miúdos e graúdos festejam usando máscaras e trajes coloridos que não têm possibilidade de usar durante o resto do ano. É uma época de diversão e onde são permitidas brincadeiras, seguindo o provérbio popular "No Carnaval ninguém leva a mal".

Frases de Carnaval

  • "É Carnaval, ninguém leva a mal!"
  • "A vida são dois dias, o Carnaval são três!"
  • “Não fique triste, o Carnaval existe.”
  • "Antes solteiro no dia dos namorados, que namorando no Carnaval."

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top