O Dia do Esperanto celebra-se a 26 de julho.

A data marca o início da língua do Esperanto. Foi a 26 de julho de 1887 que foi lançado o primeiro livro sobre o esperanto, apresentando a pronúncia, as regras gramaticais e o vocabulário desta linguagem.
O Esperanto foi criado pelo oftalmologista e filósofo polaco Ludwik Lejzer Zamenhof, para ser uma língua universal, acabando mesmo por se tornar na língua artificial mais falada no mundo. Zamenhof acreditava que se poderia terminar com os litígios entre os povos se estes falassem a mesma língua. Assim, criou esta linguagem auxiliar neutra. A língua foi abalada pelas Guerras Mundiais, mas em 1954 ganhou novo fôlego com a ONU a reconhecer o Esperanto como uma língua. Nos anos 90 foi impulsionada pela internet, massificando-se a sua utilização. Hoje em dia, acredita-se que existem 10 milhões de falantes não fluentes e 2 milhões de falantes fluentes desta língua auxiliar.
A 15 de dezembro também se comemora o Dia da Literatura em Esperanto ou o Dia de Zamenhof, na data de nascimento do criador do Esperanto.



0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top