O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente a 7 de abril.
A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, aquando da organização da primeira assembleia da OMS. Desde 1950, que no dia 7 de abril se celebra o Dia Mundial da Saúde.
Cada ano, a organização escolhe um tema central para ser debatido no Dia Mundial da Saúde e que representa uma prioridade na agenda internacional da OMS. O tema do Dia Mundial da Saúde de 2016 é a diabetes, estando programado o lançamento do primeiro relatório mundial sobre a doença.

Quase um milhão de portugueses tem diabetes

O Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade única de alertar a sociedade civil para temas-chave na área da saúde que afetam a humanidade e para desenvolver atividades com vista à promoção do bem estar das populações, assim como de promover hábitos de vida saudáveis. 
No Agrupamento de Escolas de Arouca realizam-se várias atividades escolares para incutir aos alunos a importância da manutenção de um estilo de vida saudável (PES).

E todos conhecemos algum familiar e/ou amigo que, diariamente, lida com esta doença tão comum. Os livros, pelo seu caráter lúdico, pedagógico e mobilizador, são meios essenciais para consciencializar, desde tenra idade, os pequenos leitores para a importância de uma alimentação saudável, que previne algumas doenças e contribui para a adoção de um estilo de vida mais saudável.
Por isso, hoje, apresentamos aqui a sugestão de leitura da história “A Ilha dos Diabretes” que, através das aventuras de duas personagens – o João e a Maria – ensina os leitores mais novos a terem uma alimentação saudável, associada à prática do exercício físico, trazendo mais energia às suas vidas e tornando-se mais dinâmicos, fortes e saudáveis.
Título: A Ilha dos Diabretes
Autores: Carla Maia de Almeida, Cristina Cunha Cardoso e Pedro Borrego
Ilustrações: João Fazenda
Edição: Pato Lógico e Ordem dos Farmacêuticos
“O título “A Ilha dos Diabretes” integra a colectânea de livros da Geração Saudável, com várias temáticas de reconhecida importância para a Saúde Pública e com um público-alvo diferenciado entre as várias faixas etárias dos jovens. Este livro é uma co-edição da Ordem dos Farmacêuticos e do Pato Lógico, com o apoio da Novo Nordisk (no âmbito da iniciativa Changing Diabetes), do Programa Nacional para a Diabetes da Direcção-Geral da Saúde e da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM).”
Notícia daqui.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top