Resultado de imagem para muguet
Du muguet porte-bonheur

Em França, no primeiro dia do mês de maio, há o costume de se oferecer um pequeno raminho de "muguet", como símbolo do desejo de felicidade.

Sobre a origem desta tradição há inúmeros mitos e lendas. Conta-se, por exemplo, que foi Apolo que criou o "muguet" para oferecer um tapete perfumado às suas nove ninfas, por onde pudessem caminhar suavemente, de pés nus. Ou que foi Charles IX, filho de Catherine de Médicis, que numa visita à região de Drôme, no primeiro dia de maio de 1560, foi surpreendido com essa oferta, usual no campo, na época do Renascimento, como forma de festejar o regresso da Primavera e a abundância da natureza e esquecer as dificuldades do Inverno, tendo decidido no ano seguinte fazer o mesmo na corte. O hábito começou então a repetir-se e divulgar-se, estendendo-se depois ao resto do país.

Seja como for, há qualquer coisa de poético, simultaneamente simples e belo, no ato de oferecer esta pequena e discreta flor de perfume suave, e acreditar que os dias que aí vêm podem ser melhores.
Por isso, e imaginando que estamos em França, porque as boas práticas e os gestos generosos devem ser reproduzidos e multiplicados, aqui fica, para todos os que por aqui passam, o nosso brin de muguet, na esperança de que sejam todos sempre muito felizes.

BON 1er MAI
Joie et bonheur pour toute l`année!

|notícia retirada/adaptada daqui|

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top