O projeto POP – Portal de Opinião Pública – é o resultado de uma parceria entre a Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. O POP colige dados agregados sobre os valores, atitudes e comportamentos dos europeus nos últimos 20 anos.
(...)
O que pensam, desejam e preferem os portugueses sobre os mais variados temas, desde a vida familiar à economia e a política? Como se comparam as suas atitudes e opiniões às dos restantes europeus? Como têm evoluído ao longo do tempo? Ao contrário do que se possa julgar, não precisamos de estar limitados a meros palpites sobre estas questões. Há cerca de três décadas que vários projetos internacionais têm recolhido um conjunto enorme de dados desta natureza, através de inquéritos por questionário rigorosamente concebidos e aplicados a amostras representativas das populações dos países europeus. Uma parte importante da investigação em sociologia, psicologia e ciência política na Europa dedica-se à análise desta informação. Mas ela é também importante para todos os que querem pensar sobre a sociedade portuguesa e agir sobre ela: jornalistas, professores e alunos, decisores políticos, líderes associativos e, potencialmente, cada um de nós. Afinal, movemo-nos em círculos sociais que são inevitavelmente fechados. É muito fácil formar convicções erradas sobre o que pensam os nossos concidadãos. Sabendo um pouco melhor o que eles pensam, podemos alargar e, se for esse o caso, tornar um pouco menos enviesada a nossa visão da sociedade portuguesa e das restantes sociedades europeias."
Ler mais aqui.
0 comentários:
Enviar um comentário