foto de Graça Sarsfield

O livro A Terceira Miséria, de Hélia Correia, foi o escolhido pelo júri do Prémio Correntes d’Escritas, que este ano distingue uma obra de poesia.
O Prémio foi hoje anunciado no encontro literário, que se realiza na Póvoa de Varzim, e será entregue dia 23 de Fevereiro, na Sessão de Encerramento.
O júri foi constituído por Almeida Faria, Carlos Vaz Marques, Helena Vasconcelos, José Mário Silva e Patrícia Reis. Entre os outros finalistas, contava-se também Fernando Guimarães, com As Raízes Diferentes, e Bernardo Pinto de Almeida, com Negócios em Ítaca, e José Agostinho Baptista, Manuel António Pina, Armando Silva Carvalho, Ferreira Gullar e Luís Filipe Castro Mendes. 

Hélia Correia nasceu em Lisboa, em 1949. Licenciada em Filologia Românica, foi professora do ensino secundário, tendo também feito um curso de pós-graduação em Teatro Clássico. Poetisa e dramaturga, foi enquanto ficcionista que Hélia Correia se revelou como um dos nomes mais importantes e originais surgidos durante a década de 80, ao publicar, em 1981, O Separar das Águas

Também foi galardoada com o Prémio Vergílio Ferreira 2013, instituído pela Universidade de Évora.
De natureza universitária, este prémio, que pretende distinguir o conjunto da obra de escritores relevantes, no âmbito da narrativa e do ensaio, vai ser entregue numa cerimónia pública, na sala de atos da instituição, a 1 de março, data da morte de Vergílio Ferreira.

|via  relogio d`água editores e jornal expresso|

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top