A Bela Adormecida
Olhares Literários sobre Arouca




Arouca tem sido vis(i)ta(da) pelos olhares de muitos e consagrados escritores. A recolha desses testemunhos deu origem a uma antologia, com vinte e cinco registos de textos literários, «A Bela Adormecida - Olhares literários sobre Arouca», organizada por José António Rocha.
Jaime Cortesão deu o título à obra, ao apelidar Arouca de «Bela Adormecida», depois de a visitar, nos anos 50 do século XX.
Carlos Belém trabalhou as ilustrações.

A edição contou com a parceria de oito entidades: Câmara Municipal de Arouca, Camarc, Chatron, Crédito Agrícola, Direção Regional de Cultura do Norte, Fundação Calouste Gulbenkian, Junta de Freguesia de Fermedo e Junta de Freguesia de Mansores.

Por iniciativa do editor, serão distribuídos gratuitamente 1020 exemplares do livro aos estudantes da ESA (do 8º ao 12º anos), bem como pelos seus professores de Português.

Carlos Belém nasceu em Arouca, em 1959. Frequentou o Curso de Introdução às Artes Plásticas na Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, o Curso de Formação Artística da Escola de Ensino Superior Artístico do Porto e o Curso Superior de Desenho da Escola de Ensino Superior do Porto. É membro da Associação Nacional de Artistas Plásticos. Expôs individualmente e colectivamente um pouco por todo o país e no estrangeiro, nomeadamente na Espanha, em França, na Grécia e no Irão.

José António Rocha nasceu em Mansores (Arouca), em 1978. Formado em Teologia e em Arquivística, é o Secretário do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa. Tem trabalhado sobre História Religiosa e História Local. Publicou em 2006 um livro de poesia de título «O rebentar das águas».

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top