Ao Pé das Palavras
Oferta do autor

Autor: Hélder Ramos
Data de lançamento: Jul-07
Tema: Poesia
NºPáginas: 70

Hélder M. C. Ramos nasceu na Gafanha da Nazaré, em 1967, e efectuou os primeiros estudos na Escola Primária nº2, da Cambeia, sob os cuidados da Professora Eneida Mónica.

Fez o Ciclo na Escola Preparatória D. Manuel Trindade Salgueiro, em Ílhavo, e os Estudos Secundários em Aveiro, primeiro na Escola Secundária nº1 (antiga Escola Industrial e Comercial, hoje designada por Escola Secundária Mário Sacramento); na Escola Secundária nº2 (Escola Secundária Homem Cristo, na actualidade); e na Escola Secundária José Estêvão (antigo Liceu Nacional de Aveiro). Ingressou no Ensino Superior em 1986.

Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas – Ensino de Português e Inglês – na Universidade do Minho, em 1991, tendo posteriormente obtido qualificação como Professor Formador nas áreas de Concepção e Organização de Projectos Educativos e em Didácticas Específicas.

Iniciou a colaboração literária em vários concursos escolares, no Boletim Cultural da Gafanha da Nazaré e no jornal da Trofa, O Arauto, segundo convite dos respectivos editores. Foi agraciado com vários prémios em concursos literários, nomeadamente no Concurso Nacional Dar Voz à Poesia.

O percurso na área da expressão dramática teve início ainda em criança, nas actividades associadas à catequese, com Eduardo Teixeira e Emanuel Ribau, e foi sendo aprofundado em vários projectos universitários e escolares. É sócio-fundador do Teatro Universitário do Minho e integra o Grupo Coral Canto Décimo, composto por docentes da Escola Secundária José Macedo Fragateiro – Ovar.

É professor do Quadro Docente na referida escola, no grupo 300 (Português), tendo há dezanove anos (1992) leccionado na Escola Secundária de Arouca.

***


As seguintes publicações da Publications.europa.eu:



Factos e Números Essenciais sobre a europa e os Europeus;
50 passos em frente - Os maiores sucessos da Europa;
A Europa em 12 lições
, por Pascal Fontaine;
O Parlamento Europeu no centro do combate em defesa dos valores europeus;
O Tratado de Lisboa e o futuro da Europa
, de Pedro Álvares



E ainda, da biblioteca ACTIVA: Comer & Beber pelo mundo - Índia.



" O uso em profusão de especiarias é uma marcante característica da cozinha indiana, (...). O açafrão e a curcuma são as mais populares mas há também os cominhos, as sementes de coentro, noz-moscada, cardamomo, canela, sementes de mostarda, pimentas, piripiri, cravos-da-índia, caril, sementes de funcho...Uma verdadeira exaltação aromática que abarca a famosa garam masala, requintada mistura de condimentos que pode chegar aos 30 diferentes componentes.
O alho, o gengibre fresco e a hortelã são outras faces de um autêntico culto por aromas únicos. Tal diversidade de temperos não "abafa" o sabor dos outros ingredientes, antes contribui para um envolvente conjunto de aromas. Embarque nesta aventura aromática e deixe-se levar..."


0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top