Outubro foi, mais uma vez, o mês internacional das bibliotecas escolares (MIBE), uma celebração anual que destaca o papel essencial destas estruturas em todo o mundo. Mais do que um espaço físico ou um serviço de empréstimo, as bibliotecas escolares mostraram ser centros de aprendizagem, inovação e criatividade, sempre em sintonia com os desafios do futuro.
Em 2025, o tema “Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias” convidou-nos a refletir sobre as novas formas de aprender, criar e partilhar conhecimento numa era em que a inteligência artificial se cruza com a imaginação humana.
Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar foi assinalado na quarta segunda-feira de outubro, que este ano ocorreu no dia 27 de outubro. Neste dia, inauguramos o Ponto Biblioteca na EB de Moldes.
E estas foram as atividades ao longo do mês:
1.º Ciclo | Todas as Escolas
Realizaram-se sessões de animação de leitura, com divulgação de novidades da biblioteca escolar e dos seus serviços — o blogue e o catálogo online.
EBA e ESA | 5.º e 7.º anos
-
Realizaram-se sessões de formação de utilizadores, promovendo o conhecimento da biblioteca, dos seus recursos e regras de utilização;
-
Foram divulgados os recursos de “Literacia Digital”, com jogos e materiais por disciplinas e ciclos;
-
Apresentou-se a atividade “Autores com arte” que promove a reutilização criativa de sacos de pano com representações de autores e personagens de obras trabalhadas em Português ou lidas;
-
Foi também divulgada a iniciativa Passaporte do Leitor (2.º ciclo) – um convite à leitura e à descoberta!
Tudo isto decorreu, como sempre, Com Engenho & Arte!





0 comentários:
Enviar um comentário