O Agrupamento de Escolas de Arouca associa-se às comemorações do quinquagésimo aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974 com a iniciativa “Abril depois de Abril” (RBE) desenvolvendo um vasto leque de iniciativas que envolvem toda a comunidade educativa.

No conjunto das múltiplas atividades, coordenadas pela Biblioteca Escolar que, ao longo das últimas semanas, têm sido e continuarão a ser desenvolvidas, dá-se nota da palestra  "Os arquivos e o 25 de Abril de 1974: antes e depois" que decorreu, no passado dia oito de abril, na sede do agrupamento, e que contou com a presença do Dr. Silvestre de Almeida Lacerda que, entre outros cargos e experiências é, desde 2015, Diretor Geral da Direção Geral do Livro dos Arquivos e Bibliotecas e Diretor do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Tiveram os participantes, alunos e professores, a oportunidade de ouvir um breve historial da Torre do Tombo, da sua génese até à atualidade e de se inteirarem da importância desse monumental arquivo da nossa memória coletiva. Revestiu-se de especial interesse a referência ilustrada aos arquivos do PIDE/DGS, testemunho imprescindível para um conhecimento mais profundo e completo do que foi o fascismo, com o seu autoritarismo, arbitrariedade, violência e devassa da vida de milhões de portugueses, a que o 25 de Abril pôs cobro. Arquivo onde estão catalogados 5 milhões de portugueses e que são o testemunho vivo da forma de atuação dessa polícia política, às ordens de António Oliveira Salazar, o fundador do que ficou conhecido por “Estado Novo”.



Esta e outras abordagens despertaram a curiosidade dos presentes mas que, mais do que isso, devem servir para, passado meio século, manter bem viva a chama de Abril, farol da democracia, em Portugal.

Palestra organizada pelo Grupo disciplinar de História e HGP, do Departamento de Ciências Sociais e Humanos 

Fotos @Carlos Pinho

Notícia escrita  por Óscar Brandão

Revisão Adelaide Peres  

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top