No dia 30 de novembro, pelas 10 horas, as turmas do 3.º A BU, 4º A, B e C BU do Polo Escolar do Burgo participaram no Encontro em Linha com João Pedro Mésseder, iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL2027), no âmbito dos Clubes de Leitura nas Escolas (CLE). A Biblioteca Escolar articulou com o PNL e os docentes das turmas envolvidas o planeamento do encontro e a dinamização de sessões de leitura no âmbito da obra proposta para leitura – O Aquário.

As turmas participantes trabalharam a obra antecipadamente, tendo em conta o guião de leitura proposto pelo PNL. Como esta obra está indicada para o 3º ano de escolaridade, os alunos do 3.ºA BU, em três grandes grupos, além de a explorarem em sala de aula, compararam-na com o poema Um Aquário, do mesmo autor, e que, posteriormente, declamaram às turmas de 4ºano. Com apoio da Biblioteca, fizeram o registo áudio das declamações, em mp3.

Durante o encontro, o autor respondeu a várias perguntas sobre a obra proposta, O Aquário, divulgou outras obras para a infância e partilhou algumas curiosidades enquanto autor. 

Dado o elevado número de inscrições, a nível nacional, o PNL disponibilizou o acesso à sessão através da plataforma Zoom, tendo em conta os diapositivos ligados em cada escola. No Polo do Burgo as turmas participantes assistiram ao encontro nas salas de aula.

A obra analisada permitiu articular com o projeto Curricular de Escola, uma vez que o tema que está a ser trabalhado este ano é “A água, gotas de vida”, bem como com o projeto Educativo, com o tema “Viva a Terra Viva! –Sustenta´habilidade.

A obra é “Uma história de peixes, cores e sabores para os mais pequenos. Um aquário é também um mundo em miniatura, onde se jogam relações entre iguais e diferentes, novos e velhos, e onde se geram preconceitos e ideias feitas”.









0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top