MILD – Manual de instruções para a literacia digital é um portal da Rede de Bibliotecas Escolares que visa desenvolver as competências dos jovens dos 14 aos 18 anos nos domínios da leitura, dos media e da cidadania digitais.
Não se destina a ensinar tecnologia digital, antes a desenvolver a consciência sobre a forma de usar essa tecnologia, nas suas possibilidades e nos limites, nas oportunidades que abre e nos perigos que encerra.
Contém materiais a serem explorados em contextos pedagógicos, com oito secções (imagem de cima) e cada um com uma série de temas a desenvolver (pelo menos 3 em cada secção).
Cada tema é explorado em 4 dimensões: aprender (é o caso da figura em baixo), participar, explorar e responder.
O projeto iniciou-se com o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, desenvolvido por uma equipa de trabalho constituída por Maria Teresa Calçada (coordenação), Elsa Conde e Ana Bela Martins. A produção de conteúdos contou com a participação de Alex Martire, António Granado, António Maneira, Daniel Cassany, João Correia de Freitas, Paula Lopes e Vitor Tomé; a conceção e execução da plataforma foi realizada pela EDUCOM – Associação Portuguesa de Telemática Educativa.

Ministério da Educação

Rede de Bibliotecas Escolares 
Avenida 24 de julho, 140
1399-025 Lisboa
Tel. 213 934 656

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top