O Dia Internacional de Nelson Mandela tem lugar a 18 de julho.

Origem do Dia

Foi em 2009 que a ONU declarou o dia 18 de julho como o “Dia Internacional Nelson Mandela”, escolhendo o dia de nascimento do líder sul-africano para prestar homenagem a um dos impulsionadores da democracia e da paz mundial.
Em 2010 celebrou-se o primeiro Dia Internacional Nelson Mandela. Desde então se realizam homenagens e atividades anualmente em todo o mundo a 18 de julho. As iniciativas deste dia consistem sobretudo em ações voluntárias e comunitárias, lembrando que cada homem tem um impacto no mundo e o poder de mudar as coisas. Qualquer pessoa pode aderir ao Dia de Mandela, criando um evento solidário ou juntando-se a um já existente.

Quem foi Nelson Mandela?

Nelson Rolihlahla Mandela nasceu a 18 de julho de 1918 e faleceu a 5 de dezembro de 2013. Foi um advogado, ativista rebelde e presidente sul-africano que revolucionou a sociedade sul-africana e venceu o Prémio Nobel da Paz. Foi o primeiro presidente negro sul-africano, vencedor de eleições inteiramente democráticas. O seu papel político concentrou-se no desmantelamento do apartheid, do racismo, da pobreza e da desigualdade.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top