Svetlana Alexievich é a nova Nobel da Literatura

Svetlana Alexievich nasceu em 1948 na cidade ucraniana de Ivano-Frankovsk, filha de funcionários públicos. O pai era bielorrusso e a mãe ucraniana. É a 14.ª mulher a receber este Nobel.

A Academia Sueca atribuiu o Nobel da Literatura deste ano a Svetlana Alexievich. A bielorrussa era o nome mais previsível para receber o Nobel da Literatura de 2015, já que há duas edições recolhia muitas das preferências de críticos de todo o mundo e não arredava da 'short-list' da Academia.
De fora ficaram o eterno Haruki Murakami, Philip Roth, Joyce Carol Oates e Ngugi Wa Thiong'o, bem como António Lobo Antunes, outros dos mais bem posicionados escritores. Svetlana Alexievichn é a 14.ª mulher a recebê-lo entre os 112 escritores que fazem parte da lista do Nobel da Literatura - a última tinha sido Alice Munro, em 2013.
A justificação para a atribuição do Nobel da Literatura à escritora bielorrussa foi referida pela secretária permanente da Academia, Sara Danius, assim: "Pela sua escrita polifónica, um monumento ao sofrimento e coragem no tempo que vivemos". Danius revelou que teve alguma dificuldade em fazer-se entender pela autora [só fala russo], mas que após se perceberem a reação foi de uma única e entusiasmada declaração: "Fantástico".
O anúncio do vencedor surpreendeu quem considera que o Nobel da Literatura é atribuído a escritores que se destacam no género do romance, novela ou poesia, pois Svetlana não se encaixa em nenhum destes. A secretária permanente respondeu a esta questão assim: "O seu trabalho é um novo género". Para suportar esta afirmação, informou que o seu livro sobre as mulheres na guerra vendeu dois milhões de exemplares na Rússia.
por João Céu e Silva/ Jornal de Notícias

Ler mais aqui.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top