A Areal Editores ofereceu à biblioteca 15 exemplares do livro:


 
História do Sábio Fechado na sua Biblioteca
 
História do Sábio Fechado na sua Biblioteca
ilustração de Ilda David
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 64
Editor: Assírio & Alvim
ISBN: 978-972-37-1401-2
Coleção: Assirinha
 
 
 
 
 
Sinopse
A narrativa dramática História do sábio fechado na sua biblioteca foi originalmente escrita para o Pé de Vento, no 30.º aniversário da Companhia, e estreado no Teatro da Vilarinha, no Porto, em Junho de 2008, com encenação de João Luiz.
História do Sábio Fechado na sua Biblioteca de Manuel António Pina

Excerto
«Às vezes apetecia ao Sábio não saber qualquer coisa, poder perguntar a alguém qualquer coisa que não soubesse. Por exemplo, poder perguntar as horas; ou “Que dia é hoje?”; ou “Tem passado bem?” a alguém. Mas vivia fechado na sua Biblioteca e não tinha ninguém a quem perguntar nada. E, mesmo se tivesse, mal acabava de pensar numa pergunta, já sabia a resposta antes que lhe respondessem.»


Críticas de imprensa
«Uma parábola sobre a impossibilidade de um conhecimento total, narrada com elegância, precisão milimétrica e meridiana clareza por Manuel António Pina – um dos nossos melhores poetas, além de mestre na arte de comunicar com os mais novos, sem facilidades nem infantilismos. [...]A excessiva sabedoria do Sábio é a sua maldição: mesmo quando se descobre cansado de viver, percebe que não se pode entregar à Morte, porque ela só o alcançará quando ele não a reconhecer (e ele reconhece tudo). A libertação implica uma saída do labirinto de livros em que se emparedou. E é apenas quando por fim enfrenta a realidade – descobrindo a verdadeira fome, a verdadeira compaixão, o verdadeiro sofrimento, o verdadeiro amor – que o Sábio se apercebe dos limites do seu vasto saber. É uma lição, claro. E das subtis: tão irónica quanto poética.»
José Mário Silva, Expresso  
 
 

1 comentários:

  1. Um bem-haja à Areal Editores que tem contribuído, de diversas formas, para ajudar a nossa escola a promover a leitura.
    Olga Soares
    Coordenadora do Departamento de Línguas da Escola Secundária de Arouca

    ResponderEliminar

 
Top