Professora de Português

No âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Leitura em Voz Alta 2025, efeméride divulgada pela Biblioteca Escolar, dia 5 de fevereiro, a aula de português dos alunos das turmas do 7.º A e 7.º C decorreu na Biblioteca Escolar onde apresentaram uma seleção de poemas lidos e interpretados em coro.

Os poemas escolhidos integram o manual escolar e foram os seguintes: Ser poeta de Florbela Espanca, Urgentemente de Eugénio de Andrade e Sei um Ninho de Miguel Torga.

O processo criativo desta atividade foi muito orgânico e entusiasmante. Após o primeiro contacto com o texto na aula anterior, os alunos foram convidados a encontrar um ritmo interno para cada palavra, de forma a que a voz também pudesse transmitir a emoção sentida na leitura. De olhos fechados, escutaram um áudio dos textos de maneira a criarem imagens mentais que lhes permitissem encontrar um jeito pessoal de expressar o que o poema lhes transmite. Após alguns ensaios, tudo ganhou uma nova vida preenchida com a voz, o corpo e a alegria de todos.

No dia da apresentação, cada aluno trouxe um acessório especial para os transportar mais facilmente à magia da palavra dita. No final, uma grande alegria tomou conta do coro de alunos que viveram uma experiência única e inesquecível.

A aula especial terminou com a professora a ler em voz alta o livro Não te afastes de David Machado, que é já uma rotina desde o início do ano nestas turmas.

Viva a Leitura!

Autores do Texto:

Alunos das Turmas 7.ºA e 7.º C

Professora de Português Virgínia Sá Pereira 

Uma palavra para esta experiência:

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top