quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Clube de Leitura AEA_2122

As Bibliotecas Escolares pretendem dar continuidade aos clubes de leitura iniciados  no ano letivo passado:

És aluno e gostas de ler? 

Este clube é para ti.

És aluno mas não gostas de ler? 
Este clube também é para ti.

Participa neste espaço de  partilha da leitura, de livros e textos, de ideias e opiniões.

E o mais interessante é que nenhum membro do clube é obrigado a partilhar, não implica fazer trabalhos sobre os livros/ textos e não conta para a avaliação.

Não é fantástico? 
Só tens de te comprometer a estar presente!


Serão aceites as primeiras 15 inscrições de cada ciclo.

Nota: No 1.º Ciclo, este clube será direcionado para a escola do Burgo e será dinamizado com a turma do 4.º ano que se inscreva em primeiro lugar.

Não percas tempo, inscreve-te já!

Manifesta o teu interesse enviando um email para os seguintes emails:
adelaide.peres@agesc-arouca.pt (se utilizares o teu email da escola) ou esa.bibcr@gmail.com

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Desafio - Ronda de histórias/Era uma vez... | PODCASTS enviados


No âmbito do mês das Bibliotecas Escolares, a BE desafiou a comunidade educativa a gravar um podcast com uma história da tradição oral e enviar para a biblioteca.

Aqui estão os trabalhos recebidos:

1. A lenda do rego de boi | Afonso Santos Alves | 5ºA | EBA  

2. História_1 recolhida junto de um dos utentes do Lar de Idosos de Alvarenga. Trabalho dinamizado pela Escola EB1/JI Paço -Alvarenga | Sónia Luísa Ferreira da Costa
3. História_2 recolhida junto de um dos utentes do Lar de Idosos de Alvarenga. Trabalho dinamizado pela Escola EB1/JI Paço -Alvarenga | Sónia Luísa Ferreira da Costa
4. História do Bernardo | O velho, o rapaz e o burro (adaptada) | Academia Sénior
5. História da Jacinta | Nada é nunca o que parece | Academia Sénior
6. História da Emília | Calvário da infância | Academia Sénior
7. História da coruja, o mocho e a raposa | avó Mila
8. História da cigarra e da formiga | JI de Moldes | Zulmira Noites 9. História antiga da avó Laurinda
Ouça-os e vote no seu preferido AQUI.
O mais votado será premiado.


segunda-feira, 25 de outubro de 2021

HISTÓRIAS DE TRICÔ E CROCHÉ - uma atividade do Clube Fun & Relax em parceria com a BE

Na passada terça-feira, dia 19 de outubro, na Biblioteca da ESA, 15 mulheres partilharam as suas HISTÓRIAS DE TRICÔ E CROCHÉ, porque dedicar algum tempo a este tipo de atividades manuais é, para muitas pessoas, um momento de relaxamento, diversão e de estórias. 

Seguindo o desafio das formadoras Adelaide Peres e Olga Rodrigues, cada participante contribuiu para a construção do enredo e do embelezamento da teia com a reflexão em torno do papel que poderá desempenhar o descanso e o relaxamento, através do tricô e do croché, na sociedade em geral e na vida de cada um em particular.


Esta foi uma atividade do Clube Fun & Relax  em parceria com a BE, um espaço de bem-estar!

O Clube Fun & Relax pretende proporcionar momentos de repouso físico e mental; fomentar a aquisição de técnicas de relaxamento e potenciar a autonomia dos participantes em conseguir atingir níveis de relaxamento, sozinhos, sem orientação, recorrendo quem sabe… ao tricô e ao croché. 

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Humor em pandemia - exposição de cartoons na BE da ESA

João Fazenda | Confinamento 

Esta exposição - Humor em pandemia/exposição de cartoons na BE da ESA - insere-se na Jornada de Memória e Esperança, três dias de homenagem aos que nesta pandemia morreram, sofreram e lutaram. Três dias de tributo aos que, apesar da pandemia ou por causa dela, plantam, investigam, colhem, produzem, criam, servem, contemplam, encantam, informam, cuidam, ensinam, partilham.

Nesta pandemia aprendemos que juntos podemos ir mais longe, fazer melhor e até ir mais depressa. 

Não esquecemos as falhas registadas, as faltas sentidas e as desigualdades agravadas. É possível mudar o olhar e sonhar um mundo outro, mais cuidado, mais justo e solidário.


A memória é também portadora de esperança para hoje, para amanhã, depois e para sempre.


Texto retirado da 

MENSAGEM da Jornada de Memória e Esperança | 22, 23 3 24 de outubro.


Mostra de cartoons.

Saiba mais AQUI.

Subscreva o MANIFESTO.


terça-feira, 19 de outubro de 2021

Jornada Nacional Memória & Esperança 2021 - Dias 22, 23 e 24 de outubro

No dia 22 de outubro, inicia-se a jornada Nacional Memória e Esperança

Uma iniciativa à qual o AEA se juntou, para relembrar os tempos difíceis que passamos, homenagear todos aqueles que faleceram e/ou lutaram contra este vírus, criando uma onda de Esperança.

O nosso agrupamento apresenta um vasto programa e contamos com  a vossa colaboração.

ATÉ AO DIA 22 OUTUBRO


"Da máscara à esperança"

Cada escola realiza uma Instalação Artística, onde as máscaras de proteção que foram o nosso escudo contra o Covid se transformem em flores ou borboletas como sinal de esperança. A criatividade não tem limite, tal como o sonho ou a esperança, partilhamos algumas sugestões, mas cada escola terá toda a liberdade para fazer a obra que pretender. 


DIA 22 OUTUBRO


-“USA BRANCO”. 

Neste dia, convidamos toda a comunidade educativa a usar uma peça de roupa branca. No nosso entender, podemos assinalar a dor da perda e a tragédia que assolou o nosso planeta com um grito de esperança.

Pense numa mensagem de memória e/ou esperança, para depois serem colocadas nos vidros da escola, que tiveram a frase: ”MEMÓRIA E ESPERANÇA”. 

Os post-it serão disponibilizados pela escola.


10:00H - Cada escola junta-se à sua instalação artística para uma salva de palmas no final da música "tutto bene".

10:00H - Na ESA será apresentada performance durante a audição da música “tutto bene”, pelos alunos do curso profissional Animador Sociocultural.


12:05H - Na EBA será apresentada performance durante a audição da música “tutto bene”, pelos alunos do curso profissional Animador Sociocultural.


APÓS O DIA 22 OUTUBRO

Mostra de Cartoons "Humor em Pandemia" - na BE da ESA (até final de outubro)


-”E depois da pandemia... o que desejamos?” - Testemunho de elementos da comunidade, os quais serão recolhidos até ao dia 29 de outubro, pelos professores, Diretores de Turma e/ou coordenadores de estabelecimento, ou enviados autonomamente para o email 

carla.santos@agesc-arouca.pt ou carlos.gomes@agesc-arouca.pt. 


Posteriormente será montado um vídeo para exibir na página do AEA, facebook e Instagram do PNA_AEA.


Saiba mais AQUI.

Subscreva o MANIFESTO.


sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Concurso "Já és doce que chegue!"

Decorrente da necessidade de promover a reflexão e a sensibilização da comunidade para o consumo exagerado de açúcares simples que, para além de ser um dos principais fatores de risco para as cáries dentárias, constitui também um risco para o desenvolvimento de várias doenças crónicas, o PES e a Câmara Municipal de Arouca, em parceria com o Programa Nacional das Artes do AEA e a Unidade de Cuidados à Comunidade de Arouca, convidam os alunos a participar no concurso “Já és doce que chegue"!

Se és aluno (ou grupo de alunos), cria  um cartaz, em formato A3, que apele à redução do consumo de açucares simples e ao aumento do consumo de alimentos saudáveis. Podes recorrer às técnicas que desejares, de desenho, pintura, colagem ou outras.

Para poderem ser apreciados pelo júri, os trabalhos devem ser entregues, até 6 de abril, na direção da Escola Secundária de Arouca, os de formato físico e os  de formato digital através do e-mail do GIA (gia.arouca4540@gmail.com).


Não te esqueças: “Já és doce que chegue!”

Consulta aqui o regulamento.

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov galardoados com o Nobel da Paz

A liberdade de expressão é a laureada deste ano.

Maria Ressa e Dmitry © Nilkas Elmehed/Twitter The Nobel Prize 

O Prémio Nobel da Paz de 2021 foi atribuído, esta sexta-feira, a Maria Ressa e Dmitry Muratov, pelo Comité Nobel norueguês. Os jornalistas foram galardoados pelos "esforços para salvaguardar a liberdade de expressão, que é uma condição prévia para a democracia e uma paz duradoura".

"Maria Ressa e Dmitry Muratov - premiados com o Prémio Nobel da Paz 2021 - são representantes de todos os jornalistas que defendem este ideal num mundo em que a democracia e a liberdade de imprensa enfrentam condições cada vez adversas", pode ler-se no Twitter dos Prémios Nobel.

Os dois jornalistas foram distinguidos "pela sua corajosa luta pela liberdade de expressão nas Filipinas e na Rússia. Ao mesmo tempo, são representantes de todos os jornalistas que defendem este ideal num mundo em que a democracia e a liberdade de imprensa enfrentam condições cada vez mais adversas", justificou a presidente Comité Nobel Norueguês, Berit Reiss-Andersen.

"Sem liberdade de expressão e liberdade de imprensa, será difícil promover com sucesso a fraternidade entre nações, o desarmamento e uma ordem mundial melhor para ter sucesso no nosso tempo. A atribuição deste ano do Prémio Nobel da Paz está, por isso, firmemente ancorada nas disposições da vontade de Alfred Nobel", acrescentou.

Jornalista, autora filipina-americana e cofundadora e CEO do Rappler, um site de notícias das Filipinas, Maria Ressa foi durante quase duas décadas repórter de investigação da CNN no sudeste asiático.

Em 2020 foi condenada por ciberlibel (difamações em ambiente cibernético) por causa de uma controversa lei filipina contra o cibercrime. A medida foi amplamente condenada por grupos defensores de direitos e jornalistas que encararam a condenação como um ataque à liberdade de imprensa.


Já Dmitry Muratov é jornalista russo e editor-chefe do jornal Novaya Gazeta, descrito pelo Comité para a Proteção de Jornalistas como "o único jornal verdadeiramente crítico com influência nacional na Rússia de hoje".

Em 2007 ganhou um Prémio Internacional de Liberdade de Imprensa pela sua coragem em defender este tipo de liberdade perante ataques, ameaças e prisão.

(...)

Os laureados vão receber o prémio de dez milhões de coroas suecas (quase um milhão de euros), para além de um diploma e uma medalha.

O Prémio Nobel da Paz é entregue no dia da morte de Alfred Nobel, a 10 de dezembro, em Oslo, na Noruega.

Retirado daqui (TSF Rádio Notícias).

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 2021

 O autor tanzaniano, de 73 anos, é o laureado deste ano.

Abdulrazak Gurnah © Niklas Elmehed/Twitter The Nobel Prize 

O Prémio Nobel da Literatura de 2021 foi a atribuído, esta quinta-feira (7 de outubro), ao escritor Abdulrazak Gurnah, pela Academia Sueca. O tanzaniano é autor de obras como "Paradise" e "By the Sea".

De acordo com o comité que atribui o prémio, Gurnah foi galardoado "pela sua penetração descomprometida e compassiva dos efeitos do colonialismo e do destino dos refugiados no espaço entre culturas e continentes".

Abdulrazak Gurnah nasceu em 1948 em Zanzibar, um arquipélago na costa este africana, mas exilou-se desde os 18 anos no Reino Unido, onde se reformou recentemente da Universidade de Kent, onde foi professor de Literatura Inglesa e Pós-Colonial.

"A sua partida [de Zanzibar] explica o papel central que o exílio tem em toda a sua obra, mas também a sua ausência de nostalgia por uma África primitiva e pré-colonial", afirmou a Academia Sueca.

No entender do comité, a obra literária de Abdulrazak Gurnah é um "retrato vívido e preciso de uma outra África, numa região marcada pela escravatura e por diferentes formas de repressão de vários regimes e poderes colonialistas: português, indiano, árabe, alemão e britânico".

"As personagens deslocadas de Gurnah, em Inglaterra ou no continente africano, encontram-se entre culturas e continentes, entre a vida deixada para trás e a que está por vir, enfrentam racismo e preconceito, mas também obrigam-se a silenciar a verdade ou a reinventar uma biografia para evitar um confronto com a realidade", justificou a academia.

Autor de obras como "Paradise" (1994) e "Afterlives" (2020), Abdulrazak Gurnah "tem sido amplamente reconhecido como um dos mais proeminentes escritores do pós-colonialismo".

Em Portugal, tem apenas um livro editado, "Junto ao Mar", pela Difel, em 2003.

O Nobel da Literatura é um prémio concedido anualmente, desde 1901, pela Academia Sueca a autores que fizeram notáveis contribuições ao campo da literatura, e tem um valor pecuniário superior a 900 mil euros.

Retirado daqui (TSF Rádio Notícias).

Nobel da Química atribuído a Benjamin List e David W.C. MacMillan pelo desenvolvimento da "organocatálise assimétrica"

Benjamin List (Alemanha) e David W.C. MacMillan (Reino Unido) são os galardoados com o Nobel da Química 2021. Foram distinguidos pela descoberta de "ferramentas que revolucionaram a construção de moléculas"

Benjamin List e David W.C. MacMillan, os laureados com o Nobel da Química 2021

 

Niklas Elmehed © Nobel Prize Outreach

A Academia Real das Ciências sueca anunciou esta quarta-feira a atribuição do Prémio Nobel da Química a Benjamin List e David W.C. MacMillan.


Os cientistas foram laureados pelo desenvolvimento da "organocatálise assimétrica". "Construir moléculas é uma arte difícil", explica a Academia no comunicado de imprensa. "Benjamin List e David MacMillan são premiados com o Nobel da Química 2021 pelo desenvolvimento de uma nova e precisa ferramenta para a construção molecular: a organocatálise. Esta teve um grande impacto na investigação farmacêutica."


Retirado do Expresso Notícias. Saiba mais AQUI.

MIBE - Mês das Bibliotecas Escolares | CONTOS DE FADAS E CONTOS TRADICIONAIS DE TODO O MUNDO

Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo, é o tema do Mês das Bibliotecas Escolares (MIBE).

"É tão vasto o mundo!, composto por terras e povos diferentes que nunca viveremos o suficiente para conhecer toda essa riqueza nas suas diferenças. 

Cada um desses povos, é claro, possui as suas histórias. É costume chamar-lhes histórias tradicionais.

Alguém as inventou, é certo. Mas quase sempre foi há tantos, tantos anos - num tempo em que esses contos eram transmitidos de boca para o ouvido, sem passarem pelos livros -, que quase nunca sabemos quem as inventou. Pertencem, assim, a todos e a ninguém em particular. É divertido até pensar que passaram de trisavós para bisavós, de bisavós para avós, de avós para pais, de pais para filhos, de filhos para netos, de netos para bisnetos, de bisnetos para trinetos e assim sucessivamente, ao longo dos anos ou até ao longo de séculos. (...) 

Lendas, contos de fadas, contos de animais, contos de exemplos...um nunca acabar de modos de encantar, de ter graça, de emocionar e de transmitir ensinamentos.(...)"

in Nota introdutória do livro Contos e Lendas de Portugal e do Mundo, de João Pedro Mésseder e Isabel Ramalhete que poderás encontrar na tua biblioteca. Uma mão-cheia de histórias para ler, reler e contar...

Mas se não quiseres vir até à biblioteca, aqui ficam outras propostas de leitura e de contos: 

       Descarrega o audiolivro [ Contos Tradicionais da CPLP ] 

CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa











Histórias para ler, reler, ouvir e contar.
Uma forma de celebrar o Mês das Bibliotecas Escolares.
Uma forma, também, de celebrar a diversidade dos povos e da cultura.

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Outubro... Mês das Bibliotecas Escolares (MIBE)

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE),  uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas. A chamada à ação é da IASL (International Association of School Librarianship).

Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, em 2021, dia 25/10.

O tema do MIBE 2021 “Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo é baseado no tema da Conferência da IASL de 2021 “Uma rica tapeçaria de prática e pesquisa ao redor do mundo.” A expressão “Era uma vez…” transporta-nos imediatamente para o mundo mágico dos livros, através do qual partilhamos a vida de fadas, duendes e muito mais. Existem histórias que foram transmitidas há muito tempo, de geração em geração, e que nos ensinam sobre os valores humanos e a cultura. Vamos ligar-nos e aprender mais sobre diferentes países de todo o mundo, através das histórias.

No AEA temos o seguinte programa:

✔ Formação de utilizadores - os alunos conhecem a sua biblioteca escolar

✔ Desafio - Ronda de histórias/Era uma vez... - a história da minha avó

A biblioteca desafia para a Ronda de histórias alunos, professores, funcionários e famílias a gravar um podcast com uma história da tradição oral (não é uma gravação de uma leitura feita a partir de um livro), maravilhosa ou tradicional, de preferência relacionada com as suas origens e a enviá-lo, por email, para a biblioteca (adelaide.peres@agesc-arouca.pt).

Recolha dos podcasts até dia 24 de outubro.

A biblioteca disponibiliza todos os podcasts a partir do dia 25 de outubro  e promove a sua votação até dia 31.

A história mais votada será premiada e  poderá ser recriada/trabalhada (Dramatização; Espetáculo musical; Filme;  Desenho ou pintura; trabalho tridimensional; Performance de leitura em voz alta) e enviada para o portal RBE até dia 22 de novembro. A recriação pode ser feita individualmente ou em grupo (até 3 alunos).

 Ideias de leitura e escrita | outubro 2021 | PNL

✔ Leituras Outonais/Festival da Castanha | BE e CMA

De 20 a 24 de outubro

 Histórias com croché e tricô | BE e Clube FUN&RELAX

Destinatários: alunos; docentes de todos os níveis de ensino e pessoal não docente

Local: Biblioteca da ESA

Horário: 17h45

Data: 19 de outubro de 2021

Duração: 1h30

Materiais necessários: boa disposição e vontade de aprender

Inscrições até dia 12 de outubro na BE da ESA ou através do email marcia.ferreira@agesc-arouca.pt

Prémio Nobel da Medicina atribuído a David Julius e Ardem Patapoutian

Vencedores foram distinguidos pelo seu trabalho na descoberta de recetores para a temperatura e o tato.

David Julius e Ardem Patapoutian© Niklas Elmehed/Twitter The Nobel Prize

Prémio Nobel da Medicina foi atribuído, esta segunda-feira, a David Julius e Ardem Patapoutian "pelas suas descobertas de recetores para a temperatura e o tato". Os vencedores foram anunciados pelo secretário-geral do Comité Nobel, Thomas Perlmann.

"As descobertas revolucionárias [dos dois cientistas] lançaram intensas atividades de investigação que levaram a um rápido aumento da nossa compreensão de como o nosso sistema nervoso sente o calor, o frio e os estímulos mecânicos", refere o comunicado do Comité Nobel.

David Julius e Ardem Patapoutian "identificaram elos críticos em falta na nossa compreensão da complexa interação entre os nossos sentidos e o ambiente", adianta o comunicado.

Como resultado destas descobertas, passou a ser possível compreender melhor como o calor, o frio e o toque são processados pelo sistema nervoso, sendo que os canais iónicos identificados são importantes para muitos processos fisiológicos e situações de doença. O conhecimento adquirido está já a ser utilizado no desenvolvimento de tratamentos para uma série de patologias, incluindo dor crónica.

Retirado da TSF Notícias. Saiba mais AQUI

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Dia 1 de outubro - Dia Internacional da Pessoa Idosa



O Dia Internacional do Idoso comemora-se anualmente a 1 de outubro. 

Este dia foi instituído em 1991, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.  

Assim, o Município de Arouca, que realizou recentemente o Plano Gerontológico Municipal, em parceria com a Associação Nacional de Gerontologos, alerta, através de um pequeno vídeo, para os estigmas e estereótipos associados à idade - IDADISMO e apela à mudança de mentalidades.


População idosa em Portugal

Existem 600 milhões de pessoas com mais de 60 anos no mundo. Em 2025 este número será o dobro.

Segundo dados do Eurostat, Portugal será um dos países da União Europeia com maior percentagem de idosos e menor percentagem de população ativa em 2050.

O Instituto Nacional de Estatística prevê igualmente que no ano de 2050, um terço da população portuguesa seja idosa e quase um milhão de pessoas tenha mais de 80 anos. Estes cálculos são feitos com base na tendência de envelhecimento da população, resultante do aumento da esperança de vida e da diminuição dos níveis de fecundidade.

Os idosos são pilares no seio da família, eles são responsáveis pela transmissão de valores e de conhecimentos aos mais novos, funcionando como um ponto de equilíbrio familiar, ajudando à criação dos mais novos da família.

Os nossos idosos são importantes!