Decorreu, durante a semana de 11 a 15 de janeiro, o 1.º momento do Concurso Nacional de Leitura - Provas realizadas em todas as escolas do AEA para alunos do 3º ao 12º anos.
1º ciclo
Clara Brandão Fonseca, 4ºA BU
Helena Isabel Gomes de Sousa, 4ºB AR
2º ciclo
Beatriz de Pinho Sousa, 6ºA
Maria Monteiro Brandão, 6ºA
Obras selecionadas
1º Ciclo: “As fadas verdes” de Matilde Rosa Araújo
2º Ciclo: “Três histórias de amor” de Álvaro Magalhães
3º Ciclo: “A casa de férias : histórias do senhor Valéry” de Gonçalo M. Tavares
Ensino Secundário: “Pequenas memórias” de José Saramago
Devido ao contexto pandémico pela COVID-19, o Concurso Nacional de Leitura – fase municipal - irá realizar-se em moldes alternativos às provas presenciais, privilegiando o formato digital e as novas tecnologias de informação e de comunicação.
Os concorrentes deverão, assim, enviar um vídeo com o máximo de 5 minutos de duração que deverá conter a resposta a uma questão sobre a obra lida (até 3 minutos) e a leitura de um excerto da obra à sua escolha (até 2 minutos).
O envio dos vídeos deverá ser feito até dia 12 de fevereiro de 2021 via wetransfer para o email: margarida.rocha@cm-arouca.pt
O Júri reunir-se-á online no dia 19 de fevereiro de 2021, às 14h, para avaliar as provas/vídeos e apurar os vencedores por cada nível de ensino.
Para efeitos da Prova Municipal, à semelhança das últimas edições e conforme Regulamento Nacional, os concorrentes serão repartidos em quatro categorias, a saber:
Alunos do 1º ciclo do ensino básico (3º e 4º anos de escolaridade);
Alunos do 2º ciclo do ensino básico (5º e 6º anos de escolaridade);
Alunos do 3º ciclo do ensino básico (7º, 8º e 9º anos de escolaridade);
Alunos do ensino secundário (10º, 11º e 12º anos de escolaridade).
Na Prova Municipal, o júri será constituído por Margarida Rocha (Biblioteca Municipal de Arouca), Isabel Pardal (Rede de Bibliotecas Escolares – coordenadora interconcelhia) e um convidado de reconhecido mérito da área da Literatura e da Educação. Ao júri caberá a supervisão de todo o processo e o apuramento dos concorrentes vencedores que representarão o concelho, na Fase Intermunicipal. O júri concelhio do CNL é soberano, não sendo possível, em qualquer circunstância, recorrer das suas decisões.
A prova de leitura será realizada através da gravação de vídeo multimédia pelos concorrentes e respetivo envio, de forma a evitar contacto social e a cumprir com as orientações da DGS que estiverem em vigor à data.
Serão avaliados os conhecimentos dos concorrentes sobre a obra selecionada, em formato prova/registo vídeo com a duração máxima de 5 minutos.
A prova prevê a leitura expressiva de um pequeno excerto da obra selecionada. Cada membro do júri pontuará a prestação dos concorrentes, tendo em conta os seguintes critérios: Expressão corporal – Postura (retraída ou aberta); Dicção (imperfeita/ clara); Intensidade da voz (fraca/ adequada); Pontuação; Ritmo (rápido, lento/ conveniente); Estrutura do discurso - sentido do texto (percetível/ não percetível).
A prova prevê a resposta a uma questão de argumentação, onde cada concorrente apresentará resumidamente a obra que leu e apresentará argumentos a recomendar a sua leitura. O júri avaliará individualmente o estilo de comunicação, a criatividade, a coerência e coesão discursivas e a riqueza dos argumentos utilizados.
Após avaliação das provas/vídeos, o júri apurará os três concorrentes mais pontuados em cada nível de ensino. Se ocorrer empate entre finalistas, o desempate será feito tendo em consideração a pontuação mais alta na questão de argumentação. Os vencedores, em cada nível, serão os representantes do Concelho de Arouca na fase intermunicipal do CNL.
Serão entregues certificados de participação a todos os concorrentes.
0 comentários:
Enviar um comentário