Decorreu, durante a semana de 11 a 15 de janeiro, o 1.º momento do Concurso Nacional de Leitura -  Provas realizadas em todas as escolas do AEA para alunos do 3º ao 12º anos.


Participaram  373 alunos.

As provas foram feitas sob a forma de questionário online e tiveram em conta a pontuação obtida e tempo de resposta (no caso do 3º ciclo do ensino básico e secundário).

Foram apurados 2 alunos em cada nível de ensino e entregues os respetivos prémios:


1º ciclo

Clara Brandão Fonseca,  4ºA BU

Helena Isabel Gomes de Sousa, 4ºB AR

2º ciclo

Beatriz de Pinho Sousa, 6ºA

Maria Monteiro Brandão, 6ºA

3º ciclo
Martim Rodrigues, 7ºA
Rodrigo Pinto, 8ºG

Secundário
Inês Monteiro, 11ºB
Maria Carvalho, 11ºB




Passaram ao 2.º momento do Concurso Nacional de Leitura - participação nas provas da Biblioteca Municipal de Arouca, conforme regulamento. 

Obras selecionadas

 

1º Ciclo: “As fadas verdes” de Matilde Rosa Araújo

2º Ciclo: “Três histórias de amor” de Álvaro Magalhães

3º Ciclo: “A casa de férias : histórias do senhor Valéry” de Gonçalo M. Tavares

Ensino Secundário: “Pequenas memórias” de José Saramago

 

Devido ao contexto pandémico pela COVID-19, o Concurso Nacional de Leitura – fase municipal -  irá realizar-se em moldes alternativos às provas presenciais, privilegiando o formato digital e as novas tecnologias de informação e de comunicação.

Os concorrentes deverão, assim, enviar um vídeo com o máximo de 5 minutos de duração que deverá conter a resposta a uma questão sobre a obra lida (até 3 minutos) e a leitura de um excerto da obra à sua escolha (até 2 minutos).

O envio dos vídeos deverá ser feito até dia 12 de fevereiro de 2021 via wetransfer para o email: margarida.rocha@cm-arouca.pt

O Júri reunir-se-á online no dia 19 de fevereiro de 2021, às 14h, para avaliar as provas/vídeos e apurar os vencedores por cada nível de ensino.

 

Para efeitos da Prova Municipal, à semelhança das últimas edições e conforme Regulamento Nacional, os concorrentes serão repartidos em quatro categorias, a saber: 

 Alunos do 1º ciclo do ensino básico (3º e 4º anos de escolaridade); 

 Alunos do 2º ciclo do ensino básico (5º e 6º anos de escolaridade); 

 Alunos do 3º ciclo do ensino básico (7º, 8º e 9º anos de escolaridade); 

 Alunos do ensino secundário (10º, 11º e 12º anos de escolaridade).

 

Na Prova Municipal, o júri será constituído por Margarida Rocha (Biblioteca Municipal de Arouca), Isabel Pardal (Rede de Bibliotecas Escolares – coordenadora interconcelhia) e um convidado de reconhecido mérito da área da Literatura e da Educação. Ao júri caberá a supervisão de todo o processo e o apuramento dos concorrentes vencedores que representarão o concelho, na Fase Intermunicipal. O júri concelhio do CNL é soberano, não sendo possível, em qualquer circunstância, recorrer das suas decisões.

 

A prova de leitura será realizada através da gravação de vídeo multimédia pelos concorrentes e respetivo envio, de forma a evitar contacto social e a cumprir com as orientações da DGS que estiverem em vigor à data.

Serão avaliados os conhecimentos dos concorrentes sobre a obra selecionada, em formato prova/registo vídeo com a duração máxima de 5 minutos.

 

A prova prevê a leitura expressiva de um pequeno excerto da obra selecionada. Cada membro do júri pontuará a prestação dos concorrentes, tendo em conta os seguintes critérios: Expressão corporal – Postura (retraída ou aberta); Dicção (imperfeita/ clara); Intensidade da voz (fraca/ adequada); Pontuação; Ritmo (rápido, lento/ conveniente); Estrutura do discurso - sentido do texto (percetível/ não percetível).

 

A prova prevê a resposta a uma questão de argumentação, onde cada concorrente apresentará resumidamente a obra que leu e apresentará argumentos a recomendar a sua leitura. O júri avaliará individualmente o estilo de comunicação, a criatividade, a coerência e coesão discursivas e a riqueza dos argumentos utilizados.

 

Após avaliação das provas/vídeos, o júri apurará os três concorrentes mais pontuados em cada nível de ensino. Se ocorrer empate entre finalistas, o desempate será feito tendo em consideração a pontuação mais alta na questão de argumentação. Os vencedores, em cada nível, serão os representantes do Concelho de Arouca na fase intermunicipal do CNL.

 

Serão entregues certificados de participação a todos os concorrentes.


0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top