É certo que a literatura e a ciência apresentam linguagens específicas e métodos próprios, porém, em interação, podem, seguramente, proporcionar diferentes leituras e novas perspetivas de análise. É partindo desta possibilidade que o Número 10 d’ A Casa do João coloca em destaque esta simbiose!
Nesta edição poderão conhecer mais em detalhe António Gedeão, o escritor português que melhor e mais profundamente estabeleceu pontes entre a literatura e a ciência; ler a entrevista ao físico e cientista Carlos Fiolhais e ainda “visitar” o Centro de Ciência Viva de Vila do Conde e o Sea Life!
Como explica João Manuel Ribeiro, “a literatura infantil promove a aquisição de conhecimentos acerca do mundo que nos rodeia, alargando a pluralidade de perspetivas (cognitiva, linguística e cultural). Em alguns países, e, concretamente, nos Estados Unidos, a literatura destinada às crianças e jovens integra os programas de ciência, tendo sido implementadas orientações de forma a estabelecer relações entre a literatura e o ensino das ciências (Cognitive Poetry)”.
Além disso, a literatura estimula a curiosidade e a motivação dos alunos, permitindo que experienciem a ciência como parte integrante da sua vida. Isto porque, apesar dos conceitos científicos serem, tantas vezes, abstratos, ao serem apresentados em formato literário (história, poema, etc.) são, assim, colocados num contexto significativo, o que possibilita uma melhor e mais ampla compreensão científica. A relação entre a literatura e a ciência facilita o processo de ensino/ aprendizagem e o desenvolvimento de competências científicas, ajudando a que os alunos possam encarar a ciência como um processo de descoberta e exploração, em vez de simples memorização.
Na página 2, podemos ler:
“A Casa do João” é gratuita, está disponível online e pode ser descarregada em PDF  ou obtida em papel - comprar na loja virtual d’A Casa do João (www.tropeliasecompanhia.store). Custará 3.85€, portes de envio incluídos. 
Leia aqui o número 10. Descarregue em pdf
Boas Leituras com A Casa do João N.º10! 
Notícia retirada daqui.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top