O tema/lema deste ano para o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares é "Ligando comunidades e culturas" e 23 de outubro é o dia dedicado a Portugal.

As bibliotecas escolares desempenham um papel cada vez mais determinante na criação e dinamização de comunidades de leitores, de práticas e de aprendizagem, criando pontes e valorizando a diversidade cultural neste mundo globalizado.


Manuela Pargana Silva, coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, em entrevista à Fórum Estudante declarou que "Já não é possível conceber uma escola sem biblioteca". 
"O facto de termos muito mais informação disponível faz com seja cada vez mais necessário validá-la. É aí que entra o papel das bibliotecas: promover as literacias e o sentido crítico dos alunos, capacitando-os para o uso consciente da informação.  As bibliotecas são intemporais e acredito que nunca desaparecerão: vão correspondendo àquilo que são os tempos. Neste momento, todos somos consumidores e produtores, exigindo, por isso, competências acrescidas. Devemos fomentar uma abordagem ao acesso e produção de informação que corresponda a alguma ponderação, evitando a tentação do imediato. (Ler toda a entrevista aqui.)

E tu, que pensas da biblioteca? 
Reflete, partilha opiniões e apresenta uma ideia/sugestão aqui para a tua biblioteca escolar, até 23 de novembro!
A melhor ideia/sugestão será revelada no dia 30 de novembro. 


À ideia vencedora será atribuído um prémio. As BE reservam-se o direito de adequar o prémio a cada participante diferente.

E ainda:

Conhece as várias Bibliotecas Digitais que tens ao teu dispor. E que as mesmas contribuam para enriquecer as tuas aprendizagens e a tua educação!


1. BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL

A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na internet, gratuitamente e em formato multilingue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo, refletindo o património cultural de todos os Estados-membros da UNESCO. 
Lançada com o apoio da UNESCO em abril de 2009, esta biblioteca visa promover a compreensão internacional e intercultural, expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na internet, desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos países e entre os países e fornecer recursos para educadores, académicos e o público em geral.

2. BIBLIOTECA CAMÕES

A Biblioteca Digital Camões afirma-se como um repositório da cultura em língua portuguesa, tendo como principal critério a publicação de obras integrais, para leitura gratuita, sem necessidade de registos ou subscrição. 
A biblioteca apresenta autores e edições diversos. Cada edição publicada tem um nível de acesso que é resultado da expressão de uma vontade conjunta do Instituto Camões e do editor e/ou instituição proprietária da edição. Assim, existem níveis diferenciados de acesso: apenas leitura, leitura e impressão e leitura, impressão e cópia.

3. BIBLIOTECA NACIONAL DIGITAL

 A Biblioteca Nacional Digital é um serviço da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e disponibiliza, em linha e de forma gratuita, cerca de 25 000 documentos, a que correspondem mais de um milhão e meio de imagens. Na coleção digital incluem‑se documentos de acesso livre e também conteúdos protegidos pelo Direito de Autor, que, por este motivo, estão acessíveis apenas na rede interna da BNP.
O acesso às coleções digitais de livros, publicações periódicas, iconografia, cartografia e música pode fazer‑se mediante pesquisa no catálogo bibliográfico ou por navegação através dos índices de título, autor ou data de publicação.
Os conteúdos estão ainda disponíveis através de outros portais nacionais e internacionais: 
portal Europeana (Biblioteca Digital Europeia);
serviço TEL (The European Library), que faculta acesso aos catálogos das bibliotecas nacionais e de várias bibliotecas universitárias europeias; 
Registo Nacional de Objetos Digitais (RNOD).


4. BIBLIOTECA DE LIVROS DIGITAIS

A Biblioteca de Livros Digitais do Plano Nacional de Leitura é um espaço dinamizador de iniciativas relacionadas com a leitura e a escrita, que se assume como um conjunto de livros de autores consagrados e aprovados pelo Plano Nacional de Leitura e, em simultâneo, como um repositório de trabalhos realizados por pessoas interessadas em criar outros textos motivados pelo livro que acabaram de ler.
Pode ser membro da Biblioteca de Livros Digitais qualquer pessoa que queira melhorar as competências de leitura e de escrita, partilhar competências e saberes e participar em iniciativas integradas nas múltiplas formas de leitura e escrita, características do século.

Roteiro de exploração virtual das Bibliotecas Digitais





0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top