Relatório sobre literacia na UE
O Relatório de Peritos de Alto Nível sobre Literacia da União Europeia - base da comunicação apresentada pela Princesa Laurentien, que presidiu ao grupo de peritos, na Conferência do PNL - tem uma síntese em língua portuguesa. Roberto Carneiro foi o especialista português que integrou o grupo. Reproduzimos algumas das razões que tornam urgente a leitura daquele relatório e o imperativo: Aja agora mesmo!
Um número surpreendentemente elevado de europeus não dispõe de literacia suficiente. Os inquéritos nacionais e internacionais mostram que cerca de um em cada cinco adultos e um em cada cinco jovens de 15 anos, não tem as competências de leitura de que necessita para funcionar plenamente numa sociedade moderna.
A literacia é um requisito fundamental para cidadãos de todas as idades na Europa moderna e as alterações na natureza do trabalho, da economia e da sociedade estão, de um modo geral, a torná-la cada vez mais importante. A literacia é importante porque:
• o mercado de trabalho requer competências de literacia cada vez mais elevadas;
• num mundo digital, a participação social e cívica está a tornar-se mais dependentes da literacia;
• a digitalização está a alterar a própria natureza da literacia, tornando-a mais importante, dado que a interacção e a comunicação social, cívica e económica se centram em torno do mundo escrito;
• a população está a envelhecer e as suas competências de literacia, incluindo as relativas à área digital, necessitam de ser actualizadas;
• a pobreza e o baixo nível de literacia estão fechados num círculo vicioso, em que cada um deles fomenta o outro; e
• a mobilidade e a migração crescentes estão a tornar a literacia cada vez mais multilingue, combinando um vasto leque de contextos culturais e linguísticos.
0 comentários:
Enviar um comentário