Experiências de Heinrich Rudolf Hertz levaram à criação do telégrafo sem fio, do rádio e mais tarde da televisão. Em reconhecimento ao seu trabalho, a unidade de frequência é chamada de “hertz”.
Heinrich Rudolf Hertz nasceu em Hamburgo e consagrou-se como o físico que esclareceu e ampliou a teoria eletromagnética da luz que havia sido formulada por Maxwell. Além disso, ele foi o primeiro a provar conclusivamente a existência de ondas eletromagnéticas e possibilitar a criação de instrumentos para transmitir e receber ondas de rádio utilizando procedimentos experimentais.
Graças a Heinrich Hertz, a humanidade conhece a existência da radiação electromagnética. Foi ele quem identificou esta radiação, descobrindo que a sua velocidade de propagação é igual à velocidade da luz no vácuo e que tem comportamento semelhante ao da luz, oscilando num plano que contém a direção de propagação.
Heinrich Hertz morreu muito cedo, apenas com 36 anos, no primeiro dia de janeiro de 1894. Anos antes, em 1892, fora-lhe diagnosticada uma infeção depois de um ataque de enxaquecas. Mas Hertz deixou legado: seu sobrinho Gustav Ludwig Hertz inventou a ultra-sonografia médica e ganhou um Prémio Nobel.
Para comemorar o 155º Aniversário de Heinrich Rudolf Hertz, dia 22 de fevereiro, o Google preparou um doodle especial na sua página inicial(O doodle traz um mostrador de ondas de rádio, animado e com as cores do Google).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário