Final do Concurso Nacional de Leitura


***



No dia 2 de maio, realizou-se em Oliveira do Bairro, tendo como palco o Auditório do Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, a Prova Distrital de Aveiro do Concurso Nacional de Leitura (fotos), com a participação de 61 escolas do distrito, 250 alunos e 100 professores (perto de 500 pessoas, entre alunos, professores e acompanhantes).
A receção dos participantes ficou marcada pela presença de homens e mulheres-estátua e de outros figurantes que encarnaram alguns vultos da literatura portuguesa, dando um colorido muito especial à Praça do Município, junto à Câmara Municipal e ao Quartel das Artes Dr. Alípio Sol.
A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, que organizou o evento através da Biblioteca Municipal, não descurou nenhum pormenor e ofereceu aos acompanhantes e professores, durante o período da manhã, a oportunidade de conhecerem o Museu de Etnomúsica da Bairrada, no Troviscal, enquanto os alunos realizavam as suas provas escritas.
Após o almoço oferecido pela autarquia, durante a tarde, e a intercalar as provas orais, o evento foi marcado pelas participações culturais do IPSB – Instituto de Promoção Social de Bustos e do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, bem como pela boa disposição do apresentador e humorista Jorge Serafim, que arrancou inúmeras gargalhadas a todos os presentes, das crianças aos jovens e adultos.
Foram muitos os alunos a prestar a prova escrita, mas apenas cinco de cada categoria (do 3º ciclo e secundário) passaram à prova pública (oral). Entre eles, estavam dois dos nossos alunos: Ana Beatriz Brandão (secundário) e Pedro Justo (básico).
Os vencedores desta Prova Distrital, que vão representar o distrito de Aveiro na grande Final do Concurso Nacional de Leitura, a decorrer em  Lisboa, no decurso do mês de Maio, foram Mafalda Fidalgo, da Escola Secundária Dr. Manuel Gomes Almeida (Espinho) e Ana Catarina Tavares Gomes, da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro (Oliveira de Azeméis), respetivamente nos escalões do 3.º Ciclo e Ensino Secundário. 
As obras a concurso seleccionadas foram: “O senhor Valéry”, de Gonçalo M. Tavares, e “A mãe que chovia”, de José Luís Peixoto, para o 3º Ciclo, e “Jerusalém”, de Gonçalo M. Tavares, e “Livro”, de José Luís Peixoto, para o Secundário. clique aqui para ver a mensagem do escritor Gonçalo M. Tavares, autor de duas das obras selecionadas.
O Concurso Nacional de Leitura, coordenado pelo Plano Nacional de Leitura em estreita articulação com a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e com a Rede de Bibliotecas Escolares, é o principal evento nacional do género e já vai na sua oitava edição. A iniciativa tem como objetivo promover e estimular a prática da leitura entre os alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, através do convívio de alunos, professores e comunidade local.
PARABÉNS e obrigada à Ana Beatriz e ao Pedro Justo que levaram o Agrupamento de Escolas de Arouca ao palco, por duas vezes. Os parabéns vão também para a Carolina Garrido, a Liliana Ferreira, a Liliana Soares e a Matilde Silva. A escola está orgulhosa da vossa participação e reconhece o vosso esforço e o vosso entusiasmo.
Estão igualmente de parabéns as professoras dos alunos finalista do AEA, que os acompanharam até à Prova Distrital (Ana Celeste Fernandes, Fátima Carmo e Olga Soares), a Professora Bibliotecária da ESA (Adelaide Peres) e todos os docentes do Departamento Curricular de Línguas do AEA que contribuíram para que tudo isto fosse possível.
Agradecemos também a colaboração da Câmara Municipal de Arouca na cedência do transporte.

Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro foi convidada pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas - DGLAB a organizar a 8ª Edição do Concurso Nacional de Leitura 2013-2014 - Fase Distrital (Distrito de Aveiro).

O evento terá lugar no dia 2 de Maio, no Polo de Leitura de Oiã / Auditório de Oiã, em Oiã – Oliveira do Bairro.






Oportunamente será postado o Programa, o Regulamento e outras informações importantes. 

Dia 25 de fevereiro - Entrega dos prémios aos vencedores e SuperTURMAS




RESULTADOS DO APURAMENTO DA 1ª FASE
ENSINO BÁSICO
Prova escrita+Prova oral (Guião/júri - ficha de avaliação)/VENCEDORES







Super Turma – 9ºA
(18 alunos – prof. Fátima Carmo)


RESULTADOS DO APURAMENTO DA 1ª FASE
ENSINO SECUNDÁRIO
Prova escrita+Prova oral/VENCEDORES





Super Turma – 10ºA
(18 alunos – prof. Ana Celeste Fernandes)



A entrega de prémios terá lugar em data a comunicar brevemente.



1ª eliminatória - Orais, na biblioteca: 

Ensino básico - dia 16 de janeiro, quinta-feira, às 12.00h

Ensino secundário - dia 16 de janeiro, quinta-feira, às 15.00h

1ª Eliminatória - Provas Escritas realizadas+correção

Ensino Básico

O mundo em que vivi, de Ilse Losa
Estórias Abensonhadas, de Mia Couto
Diário cruzado de João e Joana, de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães
É a hora, de vários
Prova_A e Prova_B

Pontuação das turmas participantes

7ºB/7ºD/7ºE/7ºF/7ºG/7ºH
8ºA/8ºB/8ºC/8ºD/8ºE/8ºF/8ºG
9ºA/9ºB/9ºC/9ºD/9ºE/9ºF/9ºG/9ºI

Estão apurados os candidatos à prova oral:

Carolina Garrido - 9ºA
Gonçalo Amador - 8ºA
Leandro Cruz - 9ºA
Liliana Ferreira - 9ºC
Maria Inês Tavares - 9ºG
Maria Teixeira de Almeida - 9ºG
Pedro Justo - 9ºA

Ensino Secundário

Francesinhas à moda do Porto, de João Carlos Brito
O carteiro de Pablo Neruda, de Antonio Skármeta
Debaixo de algum céu, de Nuno Camarneiro

Pontuação das turmas participantes


Estão apurados os candidatos à prova oral:

Ana Beatriz Brandão - 12ºA
Daniela Almeida - 12ºB
Diana Gomes - 12ºA
Gonçalo Peres - 12ºA
Liliana Soares - 12ºB
Mariana Garcia - 10ºA
Matilde Silva - 10ºA


1ª Eliminatória - Prova Escrita

Secundário: dia 9 de janeiro, quinta-feira, 10.15h

Básico: dia 10 de janeiro, sexta-feira, 10.15h

Duração da prova: 45 minutos

Ler aviso aos alunos e consultar salas das provas.

Prova Oral: na semana de 13 a 17 de janeiro

(Os alunos apurados serão avisados)


Alunos inscritos no CNL em 2013/2014:

Alunos do ensino básico - 162
Alunos do ensino secundário - 186

Total de inscrições – 348



Na ESA, LER continua a ter vantagens! 

Os vencedores, em cada uma das categorias, desta 1ª fase a nível de escola, receberão um magnífico Tablet!
A organização do CNL deseja a todos boas leituras!

|postado a 30 de dezembro de 2013|


OBRAS A CONCURSO

A seleção das obras a concurso para a 1ª eliminatória é da responsabilidade da equipa organizadora de cada escola, neste caso da ESA. Assim, são indicadas três/quatro obras para cada categoria, devendo os concorrentes selecionar apenas duas delas, indicando as suas escolhas, aquando da respetiva inscrição junto dos professores de Português, até dia 11 de novembro.

Na VIII Edição, as obras selecionadas na ESA para cada uma das categorias são as seguintes e encontram-se disponíveis na biblioteca (para empréstimo e venda):

Obras e autores do Ensino Básico 3º ciclo

Edições Afrontamento
ISBN: 9789723605358
Editorial Caminho
ISBN: 9789722109338
Editorial Caminho
ISBN: 9789722124607
É a hora, de vários
Trinta Por Uma Linha
ISBN: 9789898582089

Obras e autores do Ensino Secundário

Lugar da Palavra
ISBN: 9789898255624
BIS
ISBN: 9789896600754
Leya
ISBN: 9789896602390

Haverá uma prova escrita para todos os concorrentes e uma prova oral para os cinco candidatos com melhores resultados na prova escrita de cada categoria [Básico e Secundário], tendo em vista o apuramento dos três/seis finalistas. As provas escritas terão lugar nos dias 9 e 10 de janeiro, conforme cronograma a divulgar oportunamente. As provas orais decorrem na semana de 13 a 17 de janeiro.

Em cada uma das categorias – Ensino Secundário e Ensino Básico (3º ciclo) – serão seleccionados os 3 alunos que, após a prestação das provas escritas e orais, atinjam as pontuações mais elevadas. Estes vencedores ficam automaticamente apurados para a Final Distrital do Concurso Nacional de Leitura a disputar entre as escolas do distrito de Aveiro.

Aos seis alunos apurados na 1ª eliminatória, a nível de escola, serão atribuídos prémios a determinar pela organização do concurso. Todos os vencedores receberão um diploma de participação.
A SUPER TURMA CNL (uma no Ensino Básico e outra no Ensino Secundário onde a taxa de participação no CNL [percentagem de alunos participantes] for mais elevada) também será distinguida com um prémio.

Para mais informações aconselha-se a consulta do regulamento da ESA, do regulamento nacional e do sítio PNL.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top