No dia 23 de maio, pelas 11 horas, o auditório pequeno da Escola Secundária de Arouca encheu-se de alunos do ensino secundário e de uma turma do 2.º ciclo para assistir à palestra do historiador Manuel Loff.
Recebido com grande expectativa, o Professor Loff conduziu uma intervenção esclarecedora, que nos ajudou a compreender melhor o passado e a refletir, com maior responsabilidade, sobre o presente.
Historiador de reconhecido mérito, Manuel Loff é professor de História Contemporânea na Universidade do Porto e investigador no Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH. Ao longo da sua carreira, tem-se dedicado ao estudo de temas fundamentais para a compreensão do nosso passado recente, com especial enfoque no fascismo e neofascismo, na ditadura do Estado Novo e na Revolução de Abril.
Para além do seu percurso académico e de investigação, é também uma presença ativa no espaço público. Desde 2011, colabora regularmente com o jornal Público, onde assina artigos de opinião que promovem o debate democrático e uma memória histórica mais consciente e crítica.
Esta palestra integrou o programa comemorativo do 25 de Abril no Agrupamento de Escolas de Arouca, tendo sido organizada pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas, em colaboração com a Biblioteca Escolar.
As comemorações do 25 de Abril incluíram ainda outras iniciativas simbólicas e participadas. No dia 24 de abril, foram distribuídos cravos (feitos pelas turmas do 9.º F e G, em Educação Visual, com a professora Graça Peres) e marcadores comemorativos à comunidade escolar, ao som de música de intervenção, lembrando os ideais de liberdade e resistência que marcaram a Revolução dos Cravos.
Outras atividades em destaque:
0 comentários:
Enviar um comentário
Click para ver o código!
Para inserir um emoticon deverá deixar pelo menos um espaço antes do código.