Camilo Castelo Branco nasceu há 200 anos.
Nascido a 16 de março de 1825, em Lisboa, Camilo Castelo Branco teve uma infância marcada por tragédias familiares, que o levaram ao interior transmontano.
Foi ali que mergulhou na essência da cultura e da tradição de Portugal, elementos intensamente refletidos na sua obra.
Autor de cerca de 150 livros, Camilo explorou quase todos os géneros literários e deu vida a personagens imortais, como Maria Moisés, Mariana, Marta de Prazins e Eusébio Macário, que capturam, como poucos, a alma portuguesa.
A sua vida terminou tragicamente a 1 de junho de 1890, em São Miguel de Seide, quando, impossibilitado de ler e escrever – as suas maiores paixões –, pôs fim à própria existência. Cumprindo o seu último desejo, os seus restos mortais foram trasladados para o jazigo do amigo Freitas Fortuna, no Cemitério da Irmandade da Lapa, no Porto – cidade eternamente ligada ao seu nome.
No Bicentenário de Camilo, a Irmandade da Lapa orgulha-se de preservar parte da história deste grande escritor e de manter viva a sua memória, celebrando o seu legado literário, transformando-o num verdadeiro património da história e cultura portuguesa - debates e reflexões sobre a atualidade da obra camiliana, com a participação de académicos e especialistas explorarão a riqueza literária e os temas intemporais do autor.
Uma oportunidade única para celebrar um dos maiores nomes da literatura portuguesa!
𝗜𝗻𝘀𝗰𝗿𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗽𝗿𝗲́𝘃𝗶𝗮 𝗮𝘁𝗿𝗮𝘃𝗲́𝘀 𝗱𝗼 𝗲𝗺𝗮𝗶𝗹 𝗰𝘂𝗹𝘁𝘂𝗿𝗮@𝗶𝗿𝗺𝗮𝗻𝗱𝗮𝗱𝗲𝗱𝗮𝗹𝗮𝗽𝗮.𝗽𝘁
Notícia e fotos da Real Irmandade da Lapa
0 comentários:
Enviar um comentário
Click para ver o código!
Para inserir um emoticon deverá deixar pelo menos um espaço antes do código.