READ ON Portugal

Concurso de escrita criativa

Iniciativa que consiste num concurso de escrita criativa que implica escrever um texto original e criativo subordinado a um tema a definir em cada ano. Os textos podem ser apresentados em Língua Portuguesa ou Língua Estrangeira (Inglês, Francês, Espanhol ou Alemão).

Em 2022.2023, o concurso implicou escrever um texto original e criativo subordinado ao tema “Eu cidadão”.

Os jovens participantes, divididos em dois escalões (Escalão A - Grupo etário 12-15; Escalão B - Grupo etário 16-19), exercitaram as competências de escrita criativa associadas à reflexão do tema em apreço, tendo a aluna Polina Arkhanhelska, da Escola Secundária de Arouca - 8º ano, recebido uma menção honrosa pelo texto enviado.

Categoria: Trabalhos em Língua Portuguesa

Menção Honrosa

"Eu cidadã

Nasci no estado livre e independente da Ucrânia, que agora está a defender a sua soberania dos invasores. Tenho orgulho de ser cidadã deste país forte e indomável. O meu país conquistou recentemente a tão esperada independência e agora está a construir uma sociedade democrática. Então eu, como cidadã consciente, devo ter uma ideia clara dos meus direitos e responsabilidades na sociedade.
Tudo isso está especificado na Lei Básica da Ucrânia — a Constituição da Ucrânia. O Estado garante-me o direito à liberdade, educação, assistência médica, vida, segurança, livre expressão de opinião, religião, etc.

Pela minha parte, devo cumprir as leis, estudar com afinco e respeitar os princípios humanísticos que combinam valores universais e nacionais. Um cidadão deve ser útil para o seu país e contribuir para o seu desenvolvimento económico, nomeadamente pagar impostos. Ainda não tenho oportunidade de trabalhar, mas estudo bem e aprendo com afinco a língua, a história e a cultura do meu país, o que é meu dever e uma poderosa contribuição. Vivo envolvida pela música e componho muitas canções , através das quais apresento aos ouvintes a poesia, costumes e tradições ucranianas, realço a beleza da natureza ucraniana e a indomabilidade e poder do meu povo. Desta forma, contribuo para a formação do patriotismo, o que é especialmente importante neste momento.

No ano passado, após o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, eu e a minha mãe mudámo-nos para Portugal, para a vila de Arouca. É uma terra muito bonita, onde vivem muitas pessoas gentis e de grande coração. Aqui as pessoas apoiam-nos muito, ajudam-nos a fazer parte da sociedade portuguesa. Agora vivo sob as leis de Portugal, embora não seja cidadã portuguesa. Frequento uma escola local, estudo Português, respeito as tradições e cultura deste país, sigo as leis e regulamentos. Para me integrar na sociedade, faço parte do coro da igreja e do coro do Orfeão.

A Ucrânia, após a vitória na guerra, passará a fazer parte de uma grande família europeia — a União Europeia. A minha tarefa agora, como cidadã consciente, é representar a Ucrânia em Portugal, falar do meu belo país e do seu heroico povo. Estou muito grata a Portugal e ao seu povo pelo apoio."

Polina Arkhanhelska
Escola Secundária de Arouca - 8º ano

O seu trabalho e os de todos os vencedores podem ser consultados no Portal da Rede das Bibliotecas Escolares (RBE).

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top