Para celebrar este dia, foram preparadas duas atividades: Frequência com Poesia e Estendal Poético (atividades conjuntas da Bibblioteca Municipal de Arouca e das Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Escolas de Arouca e Escariz).


Frequência com Poesia


Frequência com Poesia - Poemas selecionados do AEA:

O carnaval” | Ana Matilde Teixeira Brandão | 3ºA BO
A casa dos avós” | Tiago Filipe Oliveira Machado | 4ºA BO
Sentimentos” | Lara Batalha | 7ºC ESA
Para ti, amor”| Ana Fernandes | 11ºA ESA
Poema” | Inês Moreira | 11ºA ESA
Miminho de mãe” | Fernanda Almeida | EE da ESA


Estendal Poético


Apresentação de 10 poemas em forma de “estendal”, impressos em t-shirts coloridas, em espaço público do concelho de Arouca e na Escola sede do Agrupamento. A "estender" em tempo oportuno.

Estendal Poético - Poemas selecionados do AEA:

“A minha mãe” | Leonor Jordão | 2ºA BO

A minha mãe
É muito amorosa
É bonita
E é cheirosa.

A minha mãe
Está no fundo do coração
Brinca comigo
E anda comigo pela mão.

“As abelhas” | Guilherme de Sousa Vieira | 3ºA BO

As abelhas são muito bonitas
Um inseto voador
Produzem o mel tão doce
Que faz lembrar o amor.

Elas têm uma função
Muito importante para a nossa sobrevivência
Que é fazer a polinização
Que fazem com muita frequência.

As abelhas para mim são incríveis
O meu inseto preferido
São como super-heroínas
Ou algo parecido.

“(In)Diferente” | Eunice Correia | 8ºC ESA

Ser diferente é ser igual
Ninguém é mais do que ninguém
Se houver amor fraternal
Todos se sentirão alguém.

Sou ainda muito jovem
Tenho tanto para aprender
Mas já sei que a diferença
Nos ajuda a crescer.

Acolhe com um abraço
Todos os que precisam de ti
Não te sintas envergonhado
Abre o coração e sorri.

Respeita a diferença
Estende a mão ao outro
Não fiques indiferente
Pois quem não sente vale pouco.

“A menina de olhos azuis” | Henrique Justo | 11º ESA

Menina de olhos azuis
Não me olhes assim
Porque quando te olho nos olhos
Não estou em mim

Não te assustes
É um sinal
Por isso nunca mudes
Até ao final

Aqui acabo a minha declaração
Espero que me aceites
E que vás ao fundo do meu coração.

“Vanda não parava nunca” | Fernanda Almeida | EE da ESA

Vanda não parava nunca
Vaivém, bicho carpinteiro,
Varria o dia inteiro,
Vaidosa no seu castelo.
Vasculhava por todo o lado,
Valorizava o limpo e belo,
Vassoura ganhava asas,
Valsava e rodopiava,
Valente fada das casas!

“Boneca de trapos” | Maria de Lurdes Duarte | Docente AEA


Sozinha num cantinho só meu,
Gostava de te embalar nos braços,
Bonequinha feita de mil trapos,
Tranças de lã, na ponta, dois laços.

Em pequena construí-te eu,
Para ser alvo dos meus abraços;
Coração retalhado em farrapos,
Sorriso desfeito em pedaços,

Num piscar de olhos engraçado,
Olhas-me, sorrindo ingenuamente,
Embalando-me em terna dança.

Só para mim a infância é passado.
Eu sulco o meu trilho velozmente;
Tu serás para sempre criança.

Estendal Poético de 2019. Este ano não é possível devido à situação atual de emergência (Covid-19)

***
Nestes dias ensombrados, que a poesia seja o lenitivo que nos ilumina.

Como diz o poeta Gedeão:
        "Todo o tempo é de poesia.
         Desde a arrumação do caos
         à confusão da harmonia."

(retirado da lista RBE | Bibliotecas Escolares de Amares)


0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top