No dia 16 de abril, esteve, na ESA, o escritor João Pinto Coelho.


João Pinto Coelho nasceu em Londres em 1967.

Licenciou-se em Arquitetura em 1992 e viveu a maior parte da sua vida em Lisboa.
Passou diversas temporadas nos Estados Unidos, onde chegou a trabalhar num teatro profissional perto de Nova Iorque.

Em 2009 e 2011 integrou duas ações do Conselho da Europa que tiveram lugar em Auschwitz (Oswiécim), na Polónia, trabalhando de perto com diversos investigadores sobre o Holocausto. No mesmo período, concebeu e implementou o projeto Auschwitz in 1st Per-son/A Letter to Meir Berkovich, que juntou jovens portugueses e polacos e que o levou uma vez mais à Polónia, às ruas de Oswiécim e aos campos de concentração e extermínio. A esse propósito tem realizado diversas intervenções públicas, uma das quais, como orador, na conferência internacional Portugal e o Holocausto, que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, em 2012.


Perguntem a Sarah Gross é o seu primeiro romance. A obra foi finalista do prémio LeYa em 2014, tendo sido nomeada em 2016 para melhor livro de ficção narrativa, pela Sociedade Portuguesa de Autores.

Os Loucos da Rua Mazur, o segundo romance e a mesma temática – Segunda Guerra Mundial/Holocausto,  foi publicado em novembro 2017. Elogiado pela qualidade literária, efabulação e verosimilhança, o novo romance, burilado a partir das feridas abertas pela violência numa pequena comunidade da Polónia em plena Segunda Guerra Mundial, arrecadou o maior galardão literário do País, o prémio Leya 2017. O enredo convoca os fantasmas da relação entre cristãos e judeus e a insanidade, a maldade do ser humano comum

Os Loucos da Rua Mazur talvez sejam os outros, mas podemos ser nós, em situações extremas. Os loucos também somos nós?

Estiveram presentes as seguintes turmas: 9º A, B, C, D, , E e F; 10º F; 11ºC e 12º C e E, num total de 225 alunos, com os respectivos professores.

Turma do 10ºF com o professor Óscar Brandão e o escritor JPC

https://escritores.online/escritor/joao-pinto-coelho/

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top