Decorreu a V edição das 24 Horas das Bibliotecas Escolares, nos dias 19 e 20 de maio.
Organizado pelo AVCOA, este evento foi acolhido pelas bibliotecas do agrupamento de escolas de Arouca e pela BM, tendo sido organizadas as seguintes atividades:

1. “Histórias de Comer e Chorar por mais” às 12h na cantina da EB do Burgo. Durante o almoço os alunos foram  surpreendidos com a leitura da história “O dia em que a barriga rebentou”, do autor José Fanha. Esta atividade envolveu  200 alunos dos dois ciclos de ensino (JI e 1.º ciclo);






2. Book Go - Uma atividade lúdico-didática focando a descoberta do património literário da Vila de Arouca. A orientação até às sete estações foi assegurada pelo world browser Wikitude recorrendo à tecnologia de realidade aumentada e georreferenciação. Participaram duas equipas do 2.º ciclo, 2 equipas do 3.º  ciclo e 2 equipas do secundário. Cada equipa era constituída por 5 elementos e um professor acompanhante. As equipas utilizaram dois dispositivos de computação móvel, um para a navegação, outro para acesso aos quiz interativos apresentados em cada estação. No final da atividade foram contabilizadas nos formulários alojados no Google Drive, recorrendo ao suplemento Flubaroo, as pontuações e carimbos data-hora para selecionar as equipas vencedoras em cada nível. A equipa vencedora do 2.º  ciclo foi constituída pelas alunas Rita Rocha, Ana Silva, Ana Gomes, Margarida Soares e Flávia Pereira. A equipa vencedora do 3.º ciclo foi constituída pelos alunos João Teixeira, Henrique Peres, Inês Neves, Sofia Brandão e Nádia Alves. A equipa vencedora do secundário foi constituída pelos alunos Beatriz Teixeira, Mariana Gonçalves, Sofia Fernandes, Mafalda Ferreira e Maria Teixeira. Foram entregues às equipas vencedoras exemplares do Guia Rota dos Geossítios pela representante da Câmara Municipal Vereadora Margarida Belém;


















3. Exposição de ilustrações da Ajudaris, nas BEs da ESA e EBA;



4. Apresentação do livro “Quem tem coragem?”, pelo autor José Canito, na  BMA;



5. Workshop Culinária Sustentável “Geofood” – É possível ler a gastronomia? – Escola Secundária de Arouca [AE Arouca]

Este workshop foi dado pelo formador Manuel Mendes, com a ajuda dos alunos André Pinho, Cristina Soares e Rafael Duarte, do 10ºG, e  Ângela Duarte, do 11ºH. 
Foram confecionados os seguintes pratos: brucheta , risoto de ervilhas, caril de legumes e estaladiço de leite creme que fizeram, no final, as delícias dos participantes.









Encerramento das 24 Horas das Bibliotecas Escolares com a passagem de testemunho à AE de Loureiro. 





Veja mais aqui.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top