Hoje, dia 3 de março, Dia Internacional da Vida Selvagem, foi apresentado o guia/livro «À Descoberta da Biodiversidade do Arouca Geopark» no auditório da Escola Secundária de Arouca,  pela autora do projeto, a Doutora Susana Bastos da Associação Geoparque Arouca.

Esta publicação, recentemente editada, pretende divulgar algumas das espécies de seres vivos existentes no território, com particular enfoque nos Sítios de Importância Comunitária da Rede Natura 2000. Engloba diversos grupos/classes de seres vivos e permite, para além da sua identificação, compreender a sua importância ecológica e contribui para que se preste atenção a muitos seres vivos que de outra forma passariam despercebidos pela sua reduzida dimensão ou pelo facto de serem animais esquivos.

Tendo em conta que este mundo selvagem se encontra, em parte, com um certo grau de ameaça, esta apresentação pretendeu divulgar e sensibilizar os presentes para a necessidade da sua proteção e conservação.
Porque "No final conservamos aquilo que amamos. Amaremos apenas aquilo que percebemos. Percebemos apenas o que nos ensinaram." (Baba Dioum, 1968)

Estiveram presentes as turmas B e C do 8º ano, acompanhados pelas professoras Elza Sanches, Madalena Oliveira e Marta Marques.

Relativamente ao Dia Internacional da Vida Selvagem, este celebra-se a 3 de março.
O objetivo deste dia criado em 2013 pela ONU é celebrar a fauna e a flora do planeta, assim como alertar para os perigos do tráfico de espécies selvagens animais.
Foi escolhido o dia 3 de março para esta efeméride já que foi neste dia, em 1973, que se verificou a CITES - Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção.
O tema do Dia Internacional da Vida Selvagem de 2017 é "Ouça as vozes jovens", dado que quase um quarto da população mundial tem entre 10 e 24 anos, sendo necessário dedicar esforços no encorajamento dos jovens, como futuros líderes e decisores mundiais, a atuar a nível local e global na proteção dos animais selvagens ameaçados.
Os eventos realizados neste dia podem ser conhecidos no site oficial da data.
De acordo com a ONU, o tráfico de animais e a caça valem até 213 mil milhões de dólares por ano.

Números do Dia Internacional da Vida Selvagem

Este dia tenta relembrar o contributo das plantas e dos animais selvagens para o desenvolvimento sustentável e para o bem-estar em geral da humanidade, além dos perigos diários que a vida selvagem corre em diversas frentes. Ainda segundo os dados da ONU temos:
  • 20.000 a 25.000 elefantes mortos anualmente em África
  • 100.000 elefantes africanos mortos de 2010 e 2012
  • 1.215 rinocerontes mortos em 2014 na África do Sul
  • 220 número de chimpanzés mortos em 2014
  • 1 milhão de pangolins retirados do seu habitat em dez anos

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top